meio ambiente

Presidente da COP28 pede a petroleiras redução das emissões de gás de efeito estufa

Al Jaber disse que a indústria do petróleo e gás deve "descarbonizar urgentemente suas operações"

 8º Seminário Internacional da OPEP, em Viena 8º Seminário Internacional da OPEP, em Viena - Foto: Alex Halada / AFP

O presidente da COP28, Sultan al Jaber, dos Emirados Árabes Unidos, pediu nesta quinta-feira (6), em Viena, que as empresas petrolíferas, em particular as estatais, se comprometam a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, enquanto o mundo continua consumindo energias fósseis.

O presidente da próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que ocorreu em novembro-dezembro em Dubai, disse que a indústria do petróleo e gás deve "descarbonizar urgentemente suas operações".

É necessário "tomar medidas coletivas para eliminar as emissões operacionais" de gases de efeito estufa (conhecidas como "escopos" 1 e 2), declarado Al Jaber, encargado de coordenar e influenciar as influências, embora não seja ele o tomador das decisões.

Estas emissões representam entre 15% e 20% da pegada de carbono das empresas seguradas, sendo a grande maioria proveniente da própria combustão de produtos como gasolina, ou gás.

"Toda a indústria - tanto empresas internacionais quanto nacionais - deve se alinhar para alcançar 0% líquido até 2050, ou até mesmo antes", afirmou Al Jaber, que também é presidente da companhia emiradense ADNOC, em um seminário da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter