Logo Folha de Pernambuco

Sérgio Camargo

Presidente da Fundação Palmares sobre Dia da Consciência Negra: 'Vitimização'

Presidente da Fundação Palmares, Sérgio CamargoPresidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo - Foto: Reprodução/Facebook

Presidente da Fundação Palmares, órgão responsável pela preservação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira, Sérgio Camargo usou o Twitter, neste sábado (20), para criticar e esnobar o Dia da Consciência Negra. Ele defende que a escolha de Zumbi dos Palmares como "ícone" da luta racial deveria ser revista.

Conhecido pela posição de extrema direita alinhada ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) — e por propagar fake news e declarações racistas —, Camargo afirmou, nesta manhã, que o Dia da Consciência Negra deveria se chamar "Dia de Vitimização do Negro".

Internautas contestaram as afirmações do presidente da Palmares, destacando a importância histórica de Zumbi dos Palmares. "Impressionante como um negro que tem um lugar de fala na sociedade, e ao invés de aproveitar a própria posição que tem, prefere só aparecer para falar besteira", escreveu um seguidor sobre Camargo. Outro usuário do Twitter comentou: "Se for criado o dia dos baba-ovos do pior governo deste país, tu estarás na 1ª fila.Toma vergonha na tua cara".

Numa das publicações, Camargo sugere substituir o nome de Zumbi dos Palmares pelo nome do engenheiro André Rebouças. De acordo com ele, a figura de Rebouças "promoveria virtudes e valores construtivos, a união e a colaboração de pretos e brancos do Brasil". "Há somente 3 tipos de pretos que interessam à esquerda: o bandido,  militante e o vitimista. Pretos que estudam e vencem pelo mérito são inconvenientes. Contrariam a narrativa", tuitou.

Em outro post, ele reproduz uma entrevista em vídeo concedida há dois anos para emissoras de TV. Na ocasião, Camargo disse: "Claro que tem que acabar o Dia da Consciência Negra, que é uma data da qual a esquerda se apropriou para propagar vitimismo e ressetimento racial". Na visão de Camargo, seria necessáro "revalorizar o dia 3 de maio e o papel da Princesa Isabel na liberatação dos negros".

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter