Logo Folha de Pernambuco

Visita

Presidente da Ucrânia é esperado em Washington nesta quarta-feira

Esta e a primeira viagem internacional de Volodymyr Zelensky desde que a Rússia invadiu o seu país em fevereiro

Presidente da Ucrânia, Volodymyr ZelenskyPresidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky - Foto: AFP

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, planeja fazer uma visita a Washington nesta quarta-feira (21), no que seria a sua primeira viagem internacional desde que a Rússia invadiu o seu país, em fevereiro, informou a imprensa americana.

Segundo vários veículos americanos, que anunciam a visita sem uma confirmação oficial, Zelensky se dirigirá ao Congresso americano e terá uma reunião na Casa Branca com o presidente Joe Biden, que deve anunciar um novo pacote de armamentos para Kiev, segundo a imprensa.

Em visita surpresa, nesta terça-feira a Bakhmut, cidade que as forças russas tentam tomar há meses e que representa um ponto crítico da frente oriental da Ucrânia, Zelensky recebeu uma bandeira assinada por combatentes e antecipou: "Iremos entregá-la ao Congresso americano, ao presidente americano. Agradecemos o seu apoio, mas não é suficiente."

A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, avisou hoje em carta aos membros do Congresso que eles deveriam comparecer à sessão noturna desta quarta-feira, "particularmente dedicada à democracia", sem dar detalhes.

O Congresso dos Estados Unidos está pronto para aprovar uma nova lei orçamentária, que inclui 44,9 bilhões de dólares de ajuda adicional à Ucrânia.

Os Estados Unidos têm sido o apoio mais importante da Ucrânia na guerra, com 20 bilhões de dólares de assistência em segurança e recursos adicionais em ajuda financeira e humanitária.

Veja também

Justiça decreta prisão de 2º suspeito de participar da morte de delator do PCC
FORÇA-TAREFA

Justiça decreta prisão de 2º suspeito de participar da morte de delator do PCC

Países ricos oferecem US$ 250 bi/ano na COP29, valor insuficiente para nações em desenvolvimento
COP29

Países ricos oferecem US$ 250 bi/ano na COP29, valor insuficiente para nações em desenvolvimento

Newsletter