Logo Folha de Pernambuco

Diplomacia

Presidente da Ucrânia participa de reunião do G7 domingo (8)

"O 8 de maio é uma data histórica que marca o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa", lembrou a porta-voz Christiane Hoffmann

Volodimir Zelensky, presidente ucranianoVolodimir Zelensky, presidente ucraniano - Foto: Ukraine Presidency / AFP

Os líderes das grandes potências do G7 farão uma reunião virtual no domingo (8), dedicada, em grande parte, à guerra na Ucrânia, e contará com a participação de seu presidente, Volodymyr Zelensky - anunciou uma porta-voz do chanceler alemão, Olaf Scholz, nesta sexta-feira (6). 

"O 8 de maio é uma data histórica que marca o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa", lembrou a porta-voz Christiane Hoffmann, cujo país ocupa a Presidência do G7 este ano.

A reunião tratará "particularmente da situação na Ucrânia. O presidente ucraniano, Zelensky, participará e detalhará a situação atual de seu país", completou a porta-voz.

Hoffmann lembrou que a guerra em curso na Ucrânia torna "a coesão do G7 mais importante do que nunca".

Na quarta-feira (4), o presidente americano, Joe Biden, já havia antecipado que haveria um encontro do grupo dos países mais industrializados do mundo, sem dar uma data específica. 

"Estamos abertos a sanções adicionais", disse Biden, acrescentando que conversaria com membros do G7 sobre "o que fará, ou não". 

O G7 reúne Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália e Japão.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter