Logo Folha de Pernambuco

filipinas

Presidente das Filipinas é criticado após usar helicóptero para ir ao show do Coldplay: "Insulto"

Tráfego da capital Manila é considerado um dos mais lentos do mundo, levando a população a perder horas no deslocamento

Bongbong MarcosBongbong Marcos - Foto: Divulgação/Presidência da Filipinas

O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr, conhecido como Bongbong Marcos, causou revolta na população, na última sexta-feira. O motivo? A utilização de um helicóptero para ir ao show do Coldplay, no norte de Manila, para evitar o tráfego intenso da capital. A ação foi considerada um “insulto” por muitos filipinos, que precisam encarar diariamente o congestionamento na cidade.

Com um sistema de metrô subdesenvolvido, carros, jipes, ônibus, táxis e até triciclos acabam disputando um espaço nas estradas de Manila, fazendo com que as pessoas percam horas do dia no deslocamento. A região chegou a ser considerada uma das mais lentas do mundo, de acordo com o índice do Tráfego TomTom de 2023, citado pelo jornal The Guardian e a emissora CNN.

Em uma comparação entre 387 cidades em 55 países, a pesquisa concluiu que, em média, são necessários 25 minutos e 30 segundos para percorrer apenas 10 km na região. Mais da metade de suas estradas (52%) costumam ficar congestionadas.

Frente ao quadro, muitos criticaram o paradoxo do presidente — que dirigiu-se à Arena Filipina em Bulacan, no norte da capital, com a esposa, Liza Araneta-Marcos, e sua comitiva — quanto a escolha do veículo para assistir ao concerto da banda britânica, quando ele poderia investir no desenvolvimento dos transportes públicos do país e principalmente da capital para aliviar o tráfego.

Em resposta, o Grupo de Segurança Presidencial, citado pelo The Guardian, afirmou que o local do evento “experimentou um fluxo sem precedentes de 40 mil pessoas”, o que teria resultado em “complicações imprevistas do trânsito ao longo do percurso”. O comunicado concluiu alegando que a situação representava “uma ameaça potencial à segurança” do presidente.

Muitos, contudo, não aceitaram a explicação. O ativista Renato Reyes, também citado pelo jornal britânico, disse que a decisão do presidente era “um grave insulto a milhões de passageiros filipinos”, uma vez que a população enfrenta “uma crise debilitante nos transportes públicos, que causa um trânsito terrível e viagens que são um pesadelo”.

No país, em contraste com a rotina da população, não é incomum que políticos, executivos e até seus familiares transitem pela região usando helicópteros ou aviões particulares, pontuou a CNN.

"Número um do mundo"
O trânsito intenso foi mencionado até pelo cantor da banda, Chris Martin, que agradeceu aos fãs por “enfrentarem o trânsito” para irem ao show. Em vídeos que circulam pelas redes sociais, o vocalista brinca com a plateia:

"Vimos alguns congestionamentos, mas acho que vocês têm o número um do mundo."

No show que ocorreu na noite seguinte, no sábado, Martin dedicou uma música improvisada ao tráfego intenso: “There is only really one thing that remains. The traffic here in Manila is completely insane.” (Só há uma coisa que permanece, o tráfego aqui é Manila é completamente insano, em tradução livre). O vocalista continuou:

“Se você quiser dirigir para algum lugar, então devo alertar. Uma viagem de três quilômetros levará uma ou duas semanas. Se você quiser voltar para casa a tempo de tomar um banho, bem, eu consideraria cerca de um ano e meio”, disse enquanto fãs aplaudiram em concordância.

Muitos internautas também salientaram o contraste entre os esforços do Coldplay e o uso do helicóptero pelo presidente. Segundo o site da banda britânica, citado pelo The Guardian, a equipe vem utilizando energia renovável para alimentar o show e a substituição de carros movidos a combustível fóssil por carros elétricos e automóveis movidos a combustíveis alternativos, quando possível.

Após a repercussão, o secretário de Transportes, Jaime Bautista, disse em um comunicado, divulgado na sexta-feira, que estão sendo realizados projetos de infraestrutura para melhorar o transporte rodoviário a fim de “melhorar a experiência do passageiro”. Bautista, citado pela CNN, acrescentou que a pasta irá “acelerar os projetos”, que contarão com parcerias privadas.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter