Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Presidente do Azerbaijão volta a acusar Rússia de ter derrubado avião de passageiros

Até o momento, a Rússia não negou nem confirmou esta versão

Especialistas em emergência trabalham no local do acidente de um jato de passageiros da Azerbaijan Airlines perto da cidade de Aktau, no oeste do Cazaquistão.Especialistas em emergência trabalham no local do acidente de um jato de passageiros da Azerbaijan Airlines perto da cidade de Aktau, no oeste do Cazaquistão. - Foto: Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão/AFP

O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, voltou a acusar nesta segunda-feira (6) a Rússia de ter derrubado um avião da Azerbaijan Airlines em dezembro, quando sobrevoava o Cazaquistão, em um acidente que deixou 38 mortos.

Até o momento, a Rússia não negou nem confirmou esta versão.

"A responsabilidade pela morte de cidadãos do Azerbaijão cabe aos representantes da Rússia", disse o presidente em uma reunião com alguns tripulantes que sobreviveram ao acidente de 25 de dezembro.

"O avião foi derrubado [por um ataque que veio] do solo", afirmou Aliev, que afirma que o aparelho da fabricante brasileira Embraer sofreu "disparos" enquanto sobrevoava o território russo.

O avião voava de Baku, capital do Azerbaijão, para Grozny (Rússia), mas caiu perto de Aktau, no Cazaquistão, do outro lado do Mar Cáspio.

"Se houvesse perigo no espaço aéreo russo, o capitão deveria ter sido notificado imediatamente", acrescentou.

As caixas-pretas da aeronave estão sendo examinadas no Brasil, onde o Embraer 190 foi fabricado, para confirmar suspeitas de que tenha sido derrubado por disparos da defesa aérea russa, como sugerem imagens da cauda com vários impactos.

O presidente russo, Vladimir Putin, pediu desculpas a Aliev e admitiu que no dia do acidente a defesa aérea russa disparou devido à presença de drones ucranianos no Cáucaso, embora não tenha reconhecido que a Rússia é responsável pela tragédia.

Veja também

Publicada resolução que garante direitos a menores vítimas de estupro
Direitos Humanos

Publicada resolução que garante direitos a menores vítimas de estupro

Um copo de leite por dia pode reduzir o risco de câncer de intestino, mostra estudo
Saúde

Um copo de leite por dia pode reduzir o risco de câncer de intestino, mostra estudo

Newsletter