Logo Folha de Pernambuco

ARGENTINA

Presidente do Chile comparecerá à cerimônia de posse de Milei na Argentina

A posse do presidente argentino Javier Milei está marcada para 10 de dezembro

Presidente do Chile, Gabriel BoricPresidente do Chile, Gabriel Boric - Foto: Fabrice Coffrini/AFP

O presidente do Chile, Gabriel Boric, viajará para a Argentina em 10 de dezembro para a cerimônia de posse do ultradireitista Javier Milei, apesar das diferenças ideológicas entre os dois políticos, confirmou, nesta quarta-feira (22), a ministra do Governo, Camila Vallejo.

Desde a vitória de Milei nas eleições presidenciais de domingo passado, a oposição de direita no Chile fez pressão para que o presidente de esquerda fosse ao ato, o que tinha ficado em dúvida depois que o agora presidente eleito da Argentina disse que Boric fazia parte da "praga socialista" empobrecedora na região, segundo declarações dadas durante uma visita a Santiago em julho passado.

Vallejo afirmou que "a decisão está tomada. O Presidente representa o Estado do Chile e, como sempre se fez, vai comparecer. E isto é um padrão que o Presidente tem em todos os casos".

No domingo à noite, Boric parabenizou Milei pela vitória contundente nas eleições argentinas, e em seguida afirmou que os dois tiveram "uma conversa franca por telefone, na qual "priorizou-se o bem-estar dos dois povos".

"O povo chileno, juntamente com o argentino, são povos irmãos. Portanto, meu dever como presidente da República é que, independentemente das diferenças políticas que, sem sombra de dúvida, existem entre o presidente eleito e o governo em exercício no Chile, nossos povos e países tenham relações de Estado generosas e continuemos promovendo a integração no máximo nível", disse Boric na terça-feira.

A ministra Camila Vallejo acrescentou, nesta quarta, que ao Chile "interessa construir e fortalecer as relações diplomáticas de Estado com todos os países, independentemente de se os governos da vez são afins ou não porque quando se fala de política de Estado, fala-se pelo bem dos nossos povos, aos quais representamos", detalhou.

Milei esteve em Santiago em julho, convidado para o fórum O Renascimento liberal, promovido pela Fundação para o Progresso e a liderança do ultraconservador Partido Republicano de José Antonio Kast, derrotado por Boric nas eleições de dezembro de 2021.

Neste espaço de reflexão sobre as ideias liberais e seu ressurgimento na América Latina, Milei, então candidato à Presidência, afirmou: "Entre esquerdistas se juntam, ou seja, entre empobrecedores se juntam, e assim como esperamos nos livrar da praga kirchnerista (...) espero que vocês tenham a alegria e o mérito de também poder tirar este empobrecedor do Boric".

Estas declarações levaram o chanceler chileno, Alberto Van Klaveren, a pedir a Milei que restringisse sua campanha à Argentina e que desse o "mínimo respeito" às autoridades e instituições chilenas.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter