Logo Folha de Pernambuco

EXPEDIÇÃO

Presidente do Chile Gabriel Boric viaja ao Polo Sul

Viagem do presidente chileno ao Polo Sul é a primeira de um chefe de Estado acessando a Antártida pela América do Sul

Presidente do Chile embarca para o Polo SulPresidente do Chile embarca para o Polo Sul - Foto: X/Reprodução

O presidente do Chile, Gabriel Boric, viaja, nesta sexta-feira (3), ao Polo Sul, na visita inédita de um presidente americano ao ponto mais ao sul do planeta.

Boric, que vai acompanhado de dois ministros e dos três chefes das Forças Armadas, deve chegar à base Amundsen-Scott, dos Estados Unidos, no Polo Sul, às 16h30 (horário do Chile e de Brasília).

A delegação deixará a base chilena Glaciar Unión em dois helicópteros MH-60 Black Hawk e dois avisões DHC-6 Twin Otter, da Força Aérea do Chile.

O presidente chileno pretende ficar duas horas na base Amundsen-Scott.

Ele é o primeiro presidente do continente americano a ir até o local e o terceiro em nível mundial.

Em 2007, a então primeira-ministra da Nova Zelândia, Helen Clark, chegou ao Polo Sul. Em 2011, o então primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, também foi ao local.

Essa última visita foi realizada para comemorar o centenário da primeira chegada ao Polo Sul, uma façanha de exploradores noruegueses liderados por Roald Amundsen, em 14 de dezembro de 1911.

A viagem do presidente chileno ao Polo Sul é a primeira de um chefe de Estado acessando a Antártida pela América do Sul.

O presidente chileno viajou de Punta Arenas, no Chile, para a base Glaciar Unión, no território antártico, em uma aeronave Hercules C-130.

A visita de Boric “ocorre em um momento importante para as atividades científicas do Chile na região”, disse a Presidência chilena em um comunicado.

Historicamente, o Chile tem concentrado suas operações no setor norte da Península Antártica. Mas agora busca expandi-las “para setores do Mar de Bellinghausen e do Mar de Weddel”, que circundam a península, diz o documento.

Durante o século XX, países como os Estados Unidos, o Reino Unido, o Chile, a Argentina, o Brasil e o Japão tentaram afirmar sua soberania na Antártica estabelecendo grandes bases, mas também com grandes expedições ao interior do continente.

Veja também

EUA acusa forças paramilitares sudanesas de "genocídio"
sudão

EUA acusa forças paramilitares sudanesas de "genocídio"

Surto de gripe aviária é detectado perto de Lisboa
vírus

Surto de gripe aviária é detectado perto de Lisboa

Newsletter