Logo Folha de Pernambuco

Ucrânia

Presidente do Conselho Europeu diz que Rússia não poderá "executar" a "liberdade" ucraniana

Charles Michel prometeu que a União Europeia estará ao lado de Kiev "todo o tempo necessário"

Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, em vídeo publicado no TwitterPresidente do Conselho Europeu, Charles Michel, em vídeo publicado no Twitter - Foto: Reprodução / Vídeo / Twitter

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que fez uma visita surpresa a Odessa nesta segunda-feira (9), disse que a Rússia não poderá "executar" a "liberdade" da Ucrânia e prometeu que a União Europeia estará ao lado de Kiev "todo o tempo necessário".

"O Kremlin quer executar seu espírito de liberdade e democracia", disse Michel em um vídeo publicado no Twitter.

"Estou totalmente convencido de que nunca vão conseguir", acrescentou, antes de prometer que a UE ajudará a Ucrânia a "construir um país moderno e democrático".

Em outro vídeo ele aparece visitando, com um colete à prova de balas, a cidade portuária, acompanhado pelo primeiro-ministro ucraniano Denys Chmygal, o governador da região de Odessa, Maxime Martchenko, e guardas armados.

Pouco antes, Michel foi obrigado a procurar proteção devido a ataques com mísseis, informou um funcionário da UE.

De acordo com a fonte, "os participantes precisaram interromper a reunião para buscar proteção porque os mísseis voltaram a atingir a região de Odessa".

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, participou em uma reunião por videoconferência com Michel e agradeceu por sua "coragem" e visita a Odessa, de acordo com um comunicado da presidência.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter