Logo Folha de Pernambuco

equador

Presidente do Equador aceita renúncia de ministro, investigado por suspeita de corrupção

Anúncio ocorreu após Procuradoria equatoriana revistar duas residências e o gabinete do ministro em investigação por suspeita de suborno

Presidente do Equador, Guillermo LassoPresidente do Equador, Guillermo Lasso - Foto: Carlos Silva / ECUADOR'S PRESIDENCY PRESS OFFICE / AFP

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, aceitou a renúncia do ministro de Minas e Energia, Xavier Vera, que é investigado por suspeita de corrupção, anunciou, nesta sexta-feira (28), o secretário-geral da Administração Pública, Iván Correa.

Vera "apresentou sua renúncia e o senhor presidente da República a aceitou", expressou Correa em coletiva de imprensa no porto de Guayaquil (sudoeste).

O anúncio ocorreu depois que a Procuradoria equatoriana informou ter revistado duas residências e o gabinete de Vera na quinta-feira como parte da "investigação por suspeita de suborno, na qual estaria envolvido".

Ele acrescentou que "entre os indícios levantados, incluem-se dois celulares, um laptop, um tablet e documentos com registros alfanuméricos".

O secretário de Administração manifestou que o Executivo respeita e apoia a investigação da Procuradoria.

"Todos temos que ter claro que este é um Estado de direito e se supõe a inocência de todas as pessoas" até que a justiça decida o contrário, acrescentou.

Reforçou que o governo continuará "agindo com força e convicção diante da corrupção".

O agora ex-ministro, que assumiu a pasta em abril após deixar o vice-ministério de Minas, que liderava desde julho de 2021, supostamente oferecia importantes cargos no setor de energia em troca de propinas, segundo áudios de um ex-funcionário da estatal de petróleo Petroecuador, divulgados por um jornal digital.

Vera rechaçou as acusações, que segundo afirmou, provêm de "máfias" em torno do milionário setor energético, que representa 30% da economia equatoriana.

Lasso, um ex-banqueiro de direita, impôs no início de seu governo, em maio de 2021, um código anticorrupção para seus funcionários, que também proíbe o nepotismo.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter