Presidente do México agradece aos EUA pelo envio de vacinas da AstraZeneca
EUA planeja enviar 2,5 milhões de doses para o México
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, agradeceu nesta sexta-feira (19) seu homólogo americano Joe Biden pela decisão de enviar milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 do laboratório AstraZeneca.
"Agradeço especialmente ao presidente Biden porque falei deste assunto há cerca de dois meses quando tivemos uma conversa telefónica e pedi a ele que nos ajudasse com doses de vacinas", disse López Obrador em sua habitual coletiva de imprensa matinal.
O presidente acrescentou que com o envio de vacinas dos Estados Unidos e com as que chegaram ao país da Rússia, China e do laboratório Pfizer, seu governo avança no plano nacional de vacinação.
"Vamos cumprir com o propósito, com a meta de ter todos os adultos idosos vacinados antes do fim de abril ao menos com uma dose", disse.
Leia também
• Vários países retomam aplicação da vacina AstraZeneca; França volta ao confinamento
• Países europeus retomam vacinação anticovid da AstraZeneca após parecer favorável
• Regulador europeu diz que vacina AstraZeneca é 'segura e eficaz' e 'não está associada' a coágulos
Hoje à tarde o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, deve dar detalhes do acordo com os Estados Unidos.
No dia anterior, a Casa Branca disse que planeja enviar milhões de doses da vacina contra a covid da AstraZeneca para o México e Canadá. Essa vacina já foi aprovada nos dois países, mas aguarda a autorização da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA).
O governo americano planeja enviar 2,5 milhões de doses para o México e 1,5 milhão para o Canadá.
A vacina do laboratório anglo-sueco AstraZeneca foi alvo de polêmica devido aos temores gerados em vários casos de formação de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas. Uma série de países suspendeu seu uso.