Logo Folha de Pernambuco

política

Presidente do México pede "cabeça fria" diante das primeiras medidas de Trump

O presidente dos Estados Unidos disse na segunda-feira que espera impor tarifas de 25% sobre os parceiros comerciais Canadá e México a partir de 1º de fevereiro

A presidente do México, Claudia SheinbaumA presidente do México, Claudia Sheinbaum - Foto: Luis Cortes / AFP

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, pediu que se mantenha "a cabeça fria" diante das primeiras medidas do recém-empossado colega americano, Donald Trump, que, em seu primeiro dia na Casa Branca, anunciou deportações em massa de imigrantes e a imposição de tarifas sobre seus parceiros comerciais.

"É importante manter a cabeça fria sempre e nos referirmos aos decretos assinados, para além do discurso em si", disse Sheinbaum, nesta terça-feira (21), durante uma coletiva de imprensa.

Em particular, ela assinalou que as medidas migratórias decretadas por Trump são similares às de seu primeiro mandato (2017-2021).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na segunda-feira que espera impor tarifas de 25% sobre os parceiros comerciais Canadá e México a partir de 1º de fevereiro, após um discurso nacionalista ao fazer o juramento de posse.

“Temos que nos referir aos decretos no momento. É por isso que eu digo que temos que ter calma e cabeça fria e agir passo a passo”, disse Sheinbaum em resposta a uma pergunta da imprensa sobre a declaração de Trump.

Donald Trump também decretou uma emergência nacional na fronteira com o México na segunda-feira. Ele explicou seu desejo de “proteger” os americanos “contra a invasão” de migrantes que cruzam a fronteira com o México.

O Canadá disse na terça-feira que “responderá” fortemente se os Estados Unidos impuserem tarifas, de acordo com o primeiro-ministro Justin Trudeau.

Veja também

Newsletter