Encontro

Presidente do México se encontra com Xi e Biden na cúpula da Apec

Governo de López Obrador rechaçou que uma substância seja produzida no México e argumentou que tudo chega diretamente da China

Andrés Manuel López ObradorAndrés Manuel López Obrador - Foto: Mexican Presidency/AFP

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, se reunirá com seus contrapartes da China, Xi Jinping, e dos Estados Unidos, Joe Biden, no âmbito da cúpula da Apec que será realizado em São Francisco, informou o governo nesta terça-feira ( 14).

"Teremos uma reunião bilateral com o presidente da China, Xi Jinping, na quinta-feira pela manhã (...). A China sempre se interessou muito em ter uma relação com o México, essa é a primeira ocasião na qual os dois mandatários vão se encontrar", informou a chanceler Alicia Bárcena durante a coletiva de imprensa matinal do mandatário mexicano.

A ministra disse que se buscará melhorar as trocas comerciais com o gigante asiático, embora não tenha esclarecido se abordará o complicado tema do tráfico de fentanil, um opioide sintético 50 vezes mais potente que a heroína e que causa milhares de mortes nos Estados Unidos.

Por outro lado, esse será um dos assuntos que dominará o encontro que López Obrador terá com Biden na quinta-feira antes do encerramento do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).

“Terá que se falar da cadeia do fentanil, os precursores que vêm principalmente da Ásia, como fazer um melhor controle do que sai da Ásia e do que chega ao México”, disse Bárcena.

O governo de López Obrador rechaçou que uma substância seja produzida no México e argumentou que tudo chega diretamente da China, o que é contestado por Pequim.

Em outubro passado, os dois países também acordaram combater o tráfico de precursores químicos com os quais se produz o fentanil.

Em relação ao tema migratório, Bárcena disse que López Obrador insistirá ante Biden na necessidade de combater as causas que levam milhares de pessoas a deixarem seus países de origem.

López Obrador, que viajará na tarde de quarta-feira para São Francisco, também terá um encontro bilateral com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter