Logo Folha de Pernambuco

diplomacia

Presidente do México se solidariza com colega colombiano por investigação

A CNE decidiu na terça-feira iniciar uma investigação administrativa contra Petro por supostamente violar os limites de gastos em sua campanha

A presidente do México, Claudia SheinbaumA presidente do México, Claudia Sheinbaum - Foto: Yuri Cortez / AFP

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, se solidarizou, nesta quarta-feira (9), com seu homólogo colombiano, Gustavo Petro, depois que a autoridade eleitoral do país anunciou que ele será investigado por supostas irregularidades durante sua campanha.

"Quero trazer a público nossa solidariedade com o presidente Petro", disse a mandatária de esquerda, quem assumiu o cargo há apenas uma semana, durante sua coletiva de imprensa matinal.

A autoridade eleitoral da Colômbia (CNE) decidiu na terça-feira iniciar uma investigação administrativa contra Petro por supostamente violar os limites de gastos em sua campanha de 2022 pelo equivalente a 880 mil dólares (aproximadamente 4,8 milhões de reais na cotação atual), segundo a instituição.

"Sempre demonstro nosso apoio e solidariedade quando acontece uma injustiça, é parte de nossa política", acrescentou a presidente mexicana, ao endossar o colega colombiano, que convocou protestos contra a decisão do CNE.

Petro pode sofrer penalidades financeiras, mas não corre o risco de perder o cargo. No entanto, especialistas ressaltam que o CNE pode encaminhar uma cópia da investigação à Câmara de Representantes (baixa), onde o presidente pode enfrentar um julgamento político.

Entre os investigados estão Ricardo Roa, gerente da campanha da Petro para se eleger em 2022 e atual diretor da empresa estatal de petróleo Ecopetrol, e seu tesoureiro. Além de líderes da Colômbia Humana e da União Patriótica, os principais movimentos políticos de esquerda do país.

Desde o início das investigações sobre essas supostas irregularidades, o presidente tem insistido em que a autoridade eleitoral está sendo usada para derrubá-lo.

Veja também

Rússia anuncia retomada de dois vilarejos em Kursk; Zelensky vê "oportunidade" para fim da guerra
CONFLITO

Rússia anuncia retomada de dois vilarejos em Kursk; Zelensky vê "oportunidade" para fim da guerra

Presidente ucraniano se reunirá com chanceler alemão na sexta em Berlim
diplomacia

Presidente ucraniano se reunirá com chanceler alemão na sexta em Berlim

Newsletter