Logo Folha de Pernambuco

MERCOSUL

Presidente do Uruguai espera "boas notícias" sobre acordo Mercosul-UE

O Mercosul e a UE fecharam um acordo comercial em 2019, após mais de 20 anos de negociações complexas

Bandeira do UruguaiBandeira do Uruguai - Foto: Pixabay

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, disse, nesta sexta-feira (1º), que tem esperanças de concluir antes do fim do ano o acordo de associação comercial Mercosul-União Europeia (UE), tema que estará no centro dos debates na cúpula do bloco sul-americano na semana que vem no Brasil.

"Por que acredito que pode ter uma chance, mesmo ainda tendo um certo ceticismo? Porque o presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, deixa a presidência da UE agora no final do ano e tem um compromisso mútuo de avançar com o presidente brasileiro", declarou Lacalle Pou a jornalistas.

"Então esperamos ter boas notícias", afirmou.

"O que não parece lógico é que estejamos há 25 anos negociando um acordo (...) Se vamos fazer isso, façamos logo. Porque se não, gera frustração", acrescentou o mandatário uruguaio.

O Mercosul e a UE fecharam um acordo comercial em 2019, após mais de 20 anos de negociações complexas, mas ainda não foi ratificado devido à preocupação na Europa com a política ambiental do Brasil sob o governo Bolsonaro (2019-2022).

O tom mudou favoravelmente após a volta de Lula ao poder, com a promessa de combater o desmatamento, ainda que novas condições apresentadas pela UE sobre questões ambientais tenham criado conflitos.

As negociações entre as duas partes intensificaram-se nas últimas semanas, antes da reunião de chefes de Estado do bloco em 7 de dezembro no Rio de Janeiro.

Na quinta-feira, o vice-chanceler uruguaio, Nicolás Albertoni, e a secretária de Estado de Comércio da Espanha, Xiana Méndez Bértolo, falaram do tema por videoconferência.

"Os dois países reafirmam seu interesse em dar passos para concluir o acordo Mercosul-UE em breve", indicou a chancelaria uruguaia na rede social X, antigo Twitter.

Veja também

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia
BRASIL

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia

Gripe aviária: EUA registram primeiro caso da doença em criança no país
ESTADOS UNIDOS

Gripe aviária: EUA registram primeiro caso da doença em criança no país

Newsletter