FAKE NEWS

Presidente francês denuncia 'fake news' sobre sua esposa

Desde sua eleição em 2017, teorias da conspiração afirmam que sua esposa é uma mulher transgênero

Presidente francês, Emmanuel Macron e sua esposa, Brigitte MacronPresidente francês, Emmanuel Macron e sua esposa, Brigitte Macron - Foto: Ludovic Marin / POOL / AFP

O presidente francês, Emmanuel Macron, denunciou nesta sexta-feira (8) as "fake news" que circulam nas redes sociais sobre sua esposa, Brigitte, às quais a apresentam como uma mulher transgênero.

"O pior são as fake news e as histórias inventadas, com pessoas que acabam acreditando e que te afetam, até mesmo na sua intimidade", comentou Macron, de 46 anos, que respondia as perguntas dos jornalistas após a cerimônia de inclusão do aborto na Constituição francesa, realizada no Dia Internacional da Mulher.

Desde sua eleição em 2017, teorias da conspiração nas redes sociais afirmam que sua esposa é uma mulher transgênero, cujo nome de nascimento seria Jean-Michel Trogneux.

As teorias garantem a existência de um grande complô que buscaria esconder a mudança de sexo no registro civil, e até acusam Brigitte Macron, de 70 anos, de pedofilia.

"Contra esse machismo, é preciso usar o direito, a justiça", acrescentou o presidente, pedindo o reforço da "ordem pública digital" nas redes sociais "sem regras".

Questionar o sexo biológico de esposas de líderes políticos é uma tática de desinformação usada nas redes sociais para minar lideranças políticas.

A ex-primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, a dos Estados Unidos, Michelle Obama, e atual esposa do presidente espanhol Pedro Sánchez, Begoña Gómez, também foram alvos do mesmo boato.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter