Logo Folha de Pernambuco

Ucrânia

Presidente francês pede sanções europeias contra a Rússia por crise ucraniana

Macron solicitou reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a Rússia e uma violação da soberania da Ucrânia

Presidente da França, Emmanuel MacronPresidente da França, Emmanuel Macron - Foto: STEPHANIE KEITH / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

O presidente da França, Emmanuel Macron, criticou nesta segunda-feira (21) a decisão do colega russo, Vladimir Putin, de reconhecer a independência das regiões separatistas pró-Rússia localizadas no leste da Ucrânia, e pediu "sanções europeias seletivas" contra Moscou, segundo comunicado divulgado pelo Palácio do Eliseu.

O presidente francês também pediu uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, denunciando uma "violação unilateral dos compromissos internacionais da Rússia e uma violação da soberania da Ucrânia", informou seu gabinete.

À noite, Macron conversou ao mesmo tempo com o presidente americano, Joe Biden, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, segundo o Palácio do Eliseu.

Antes, tinha convocado uma reunião do conselho de defesa e segurança nacional.

A crise russo-ucraniana ganhou nova dimensão com a decisão de Vladimir Putin de reconhecer a independência das regiões separatistas pró-russas de Donetsk e Lugansk, como solicitado pelo Parlamento russo.

Veja também

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels
Estados Unidos

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia
míssil

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia

Newsletter