Cúpula da Amazônia

Presidente peruana viaja à cúpula amazônica no Pará, sua primeira saída ao exterior

A viagem será realizada graças a uma lei do Congresso aprovada em junho

A presidente peruana, Dina Boluarte A presidente peruana, Dina Boluarte  - Foto: Cris Bouroncle / AFP

A presidente do Peru, Dina Boluarte, partiu nesta segunda-feira (7) para Belém, no Pará, sua primeira viagem para fora de seu país, liderando a delegação que vai participar da cúpula regional amazônica, na qual serão avaliadas metas para preservar a maior floresta tropical do planeta.

A viagem, no entanto, suscitou polêmica no Peru, pois Boluarte pôde viajar graças a uma lei do Congresso aprovada em junho, que a autoriza a governar por "controle remoto" do exterior diante da carência de um vice-presidente, cargo que está vago desde que ela chegou ao poder.

Boluarte era vice-presidente até 7 de dezembro, quando substituiu Pedro Castillo, destituído pelo Congresso após sua tentativa frustrada de dissolver o Legislativo e convocar uma Assembleia Constituinte.

Segundo a oposição de esquerda, a lei que permite à presidente se ausentar do país é inconstitucional.

A congressista Margot Palacios, do partido minoritário Perú Libre, garantiu aos jornalistas que a viagem abre as portas para o impeachment de Boluarte.

"Isto pode fazer com que outras bancadas ou alguns congressistas apresentem uma moção de vacância presidencial porque [Boluarte] está infringindo a Constituição Política do Estado", assinalou.

Em Belém, Boluarte tem prevista uma reunião com o presidente Lula, anfitrião da cúpula, segundo a Secretaria Presidencial peruana.

Pela primeira vez desde 2009, a cúpula reunirá nesta terça e quarta-feira (8 e 9) os oito países-membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), criado em 1995 para preservar a floresta: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter