áfrica do sul

Presidente sul-africano viaja para Londres para primeira visita de Estado no reinado de Charles III

Viagem acontece em um momento delicado para Ramaphosa, que enfrenta o descontentamento de seu país com a situação econômica

Presidente sul-africano viaja para Londres para primeira visita de Estado no reinado de Charles IIIPresidente sul-africano viaja para Londres para primeira visita de Estado no reinado de Charles III - Foto: Daniel Leal / AFP

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, chegou ao Reino Unido nesta segunda-feira (21) em uma viagem oficial durante a qual se reunirá com rei Charles III, que recebe sua primeira visita de Estado desde que chegou ao trono em setembro.

Além da estreia do novo monarca, esta é a primeira visita de Estado ao Reino Unido desde junho de 2019, quando sua mãe, a rainha Elizabeth II, recebeu o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Ramaphosa e sua esposa, Tshepo Motsepe, devem comparecer a um banquete no Palácio de Buckingham na terça-feira (22) e, além de Charles III, conhecerão outros membros da família real, incluindo o herdeiro ao trono, o príncipe William, e sua esposa Catherine.

Também estão na agenda um discurso para as duas câmaras do Parlamento britânico e uma reunião com o novo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, em Downing Street.

O presidente sul-africano visitará na terça-feira um monumento erguido em homenagem a seu patrono Nelson Mandela na Abadia de Westminster em 2018, marcando o centenário do nascimento do histórico herói da luta contra o apartheid.

Esta viagem acontece em um momento delicado para Ramaphosa, que enfrenta o descontentamento de seu país com a situação econômica na África do Sul.

Ele também é acusado de comprar o silêncio de ladrões que encontraram bilhões em dinheiro em uma de suas propriedades em fevereiro de 2020, levantando suspeitas de lavagem de dinheiro e corrupção, o que ele nega.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter