Logo Folha de Pernambuco

diplomacia

Presidente ucraniano se reunirá com chanceler alemão na sexta em Berlim

Nessa reunião, Zelensky deveria apresentar "medidas claras e concretas para um fim justo da guerra"

Presidente ucraniano, Volodimir ZelenskyPresidente ucraniano, Volodimir Zelensky - Foto: Genya Savilov / POOL / AFP

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, se reunirá com o primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz, em Berlim na sexta-feira, informou o governo alemão nesta quarta (9).

O encontro foi agendado depois que uma reunião sobre a defesa da Ucrânia, marcada para sábado em uma base dos EUA na Alemanha, foi adiada porque o presidente Joe Biden adiou sua viagem devido ao furacão Milton.

Nessa reunião, Zelensky deveria apresentar “medidas claras e concretas para um fim justo da guerra” desencadeada pela invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022.

Uma fonte do governo alemão havia indicado na terça-feira que era “totalmente possível” que Berlim anunciasse um novo pacote de ajuda militar para a Ucrânia na reunião.

Zelensky, que usa cada viagem para pedir mais ajuda contra a Rússia, lamentou recentemente o atraso na chegada da ajuda das potências ocidentais.

O chefe de Estado ucraniano também viajará para Roma na sexta-feira, onde será recebido pelo papa Francisco pela manhã, de acordo com uma breve declaração do Vaticano. Depois de Roma, ele seguirá para Berlim.

Veja também

Biden critica Trump por "avalanche de mentiras" sobre furacões
EUA

Biden critica Trump por "avalanche de mentiras" sobre furacões

Macron se reunirá com Zelensky após visitar soldados ucranianos na França
FRANÇA

Macron se reunirá com Zelensky após visitar soldados ucranianos na França

Newsletter