Logo Folha de Pernambuco

CASO PADRE AIRTON

Preso em Garanhuns um dos funcionários do padre Airton Freire investigado por estupros

Landelino Rodrigues da Costa Filho, de 34 anos, era responsável por fazer filmagens das missas e eventos da Fundação Terra

Padre Airton Freire enfrenta acusações de crimes sexuaisPadre Airton Freire enfrenta acusações de crimes sexuais - Foto: Reprodução Instagram

Um dos homens investigados pelos crimes de estupros no caso do padre Airton Freire foi preso, na manhã desta quinta-feira (27), em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Landelino Rodrigues da Costa Filho, de 34 anos, era responsável por fazer filmagens das missas e eventos da Fundação Terra

Landelino, assim como Jailson Leonardo da Silva, que atuava como motorista e segurança do padre, tem residência registrada em seu nome na cidade de Arcoverde, no Sertão do Estado, cidade onde fica a sede da Fundação Terra. Os dois são funcionários antigos e de confiança do padre. 

O mandado de prisão contra Landelino foi expedido em 14 de julho, mas ele não foi localizado pela polícia. Por isso, era considerado foragido. 

Landelino Rodrigues trabalhava na Fundação TerraLandelino Rodrigues trabalhava na Fundação Terra | Foto: Reprodução

"Após os procedimentos de praxe, o homem foi apresentado em audiência de custódia realizada pela comarca de Arcoverde", detalhou a Polícia Civil em nota. 

A assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco informou que, de acordo com o artigo 234-B do Código Penal, "os processos de apuração dos crimes contra a dignidade sexual devem correr integralmente em segredo de justiça, preservando-se a intimidade da própria vítima".

"Desse modo, não podemos divulgar informações sobre seus respectivos trâmites, decisões, julgamentos ou recursos, ficando o acesso aos dados limitado apenas às partes envolvidas e aos seus advogados/representantes legais", explicou o tribunal.

A defesa de Landelino Rodrigues, afirmou que os fatos serão "devidamente esclarecidos" durante o processo. "O investigado sempre respeitou as normas e leis que regem o país e possui uma conduta íntegra", completou. 

Um outro motorista do padre foi indiciado por falso testemunho, mas ainda não há um mandado de prisão contra ele, por isso a polícia não divulgou seu nome. O sacerdote segue internado desde domingo no Real Hospital Português, no Recife, após ter dado entrada em um hospital de Arcoverde com quadro de crise hipertensiva. A defesa dele nega as acusações.

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter