Logo Folha de Pernambuco

OPERAÇÃO LINHAS CRUZADAS

Presos suspeitos de roubos a ônibus em Olinda que trocavam celulares por pedras de crack

Delegada disse que havia uma "tabela" de correspondência entre modelo do celular e quantas pedras de crack poderiam ser trocadas. Receptadora também foi preso

Polícia cumpre mandados e apreende celularesPolícia cumpre mandados e apreende celulares - Foto: Polícia Civil de Pernambuco/Divulgação

Suspeitos de roubar ônibus em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), foram presos durante a deflagração da Operação Linhas Cruzadas, da Polícia Civil de Pernambuco.

A delegada seccional de Olinda, Euricélia Nogueira, explicou, em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (16), no Recife, que os celulares roubados de passageiros nos coletivos eram trocados por pedras de crack. 

"Eram grupos que agiam no entorno do Memorial [Arcoverde, no Complexo de Salgadinho, em Olinda], próximo à comunidade Ponte Preta. E eles agiam ali exatamente por isso, porque embarcavam no shopping e desembarcavam ali na Ponte Preta, já seguiam direto da boca de fumo porque era onde eles trocavam os celulares roubados por pedras de crack", explicou a delegada.

Um receptador desses celulares também foi preso pela Polícia Civil. A corporação efetuou mandado de busca e apreensão na casa dele e encontrou alguns aparelhos. Ao todo, foram cumpridos seis mandados de prisão.

A delegada Euricélia Nogueira também explicou que havia uma "tabela" de correspondência entre o modelo do celular roubado e quantas pedras de crack poderiam ser trocadas.

"Por tal marca de celular, tantas pedras; por tal marca, tantas pedras, como se houvesse uma tabelinha", completou Euricélia. 

A delegada afirmou, ainda, que os presos são pessoas em situação de rua e contumazes nesse tipo de crime.
 
"A gente tem os endereços nos cadastros, chegamos a conversar com alguns familiares tentando capturá-los. Muitos deles já têm passagem pelo mesmo crime de roubo. Um deles foi solto em audiência de custódia e no mesmo dia cometeu um novo assalto a ônibus", acrescentou a delegada Euricélia Nogueira.

Um aumento no número de roubos a ônibus em agosto foi identificado pela polícia, que coletou imagens das câmeras de segurança dos coletivos para identificar os bandidos.

"Agrupamos em cinco e em três, porque a gente via que, em determinado momento, havia assalto com dois, com três, mas eram sempre pessoas que se repetiam", finalizou a delegada.

Os outros membros desses grupos, que ainda não foram encontrados pela polícia, seguem sendo procurados. 

Delegadas Kelly Luna e Euricélia Nogueira apresentaram a operação em coletiva de imprens no Recife | Foto: Polícia Civil de Pernambuco/Divulgação

Estatísticas
Balanço divulgado pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), na terça-feira (15), indica que os roubos a coletivos no Estado reduziram de 55 em setembro de 2023 para 43 em setembro de 2024, uma retração de 21,8%. 

O mês de 2024 com maior registro de roubos a coletivos foi agosto, com 71 ocorrências, seguido de julho (59). No acumulado deste ano, são 402 ocorrências (216 no Recife e 186 na Região Metropolitana exceto a Capital). 

Entre as 43 ocorrências de setembro deste ano, 21 foram registradas no Recife e 22 na Região Metropolitana exceto a Capital — nenhum roubo a coletivo aconteceu no Interior do Estado. 

Em todo o ano de 2023, Pernambuco registrou 598 roubos a ônibus. O ano com mais registros na série histórica, que começou em 2014, foi 2017, quando houve 1.411 ocorrências. 

Veja também

Itália criminaliza barriga de aluguel no exterior, em revés para casais inférteis e LGBTQIA+
PUNIÇÃO

Itália criminaliza barriga de aluguel no exterior, em revés para casais inférteis e LGBTQIA+

CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026
CNPJ

CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026

Newsletter