Logo Folha de Pernambuco

Prevent Senior

Prevent Senior tentou ocultar que Covid matou meu pai, diz Diogo Mainardi

De acordo com um dossiê de posse da CPI da Covid, prontuários médicos de pacientes eram alterados para omitir informações sobre a doença.

Foto: Reprodução / redes sociais

O jornalista Diogo Mainardi afirmou em sua coluna na revista Crusoé, na sexta-feira (24), que a Prevent Senior tentou ocultar a causa da morte de seu pai, o publicitário, jornalista e escritor Enio Mainardi, em agosto de 2020.

Ao falar de seu pai, Mainardi cita os casos de Anthony Wong e Regina Hang. "Assim como meu pai, eles morreram de Covid. Assim como meu pai, eles estavam internados no hospital Sancta Maggiore. Assim como meu pai, houve a tentativa de ocultar a causa de suas mortes."

De acordo com um dossiê de posse da CPI da Covid, prontuários médicos de pacientes eram alterados para omitir informações sobre a doença. No caso do médico negacionista Anthony Wong, a própria Prevent Senior encaminhou seu prontuário para o Conselho Regional de Medicina de São Paulo, que mostra que o médico morreu de Covid-19, ao contrário do divulgado anteriormente.

No caso da mãe do empresário bolsonarista Luciano Hang, o prontuário mostra que Regina Hang recebeu os medicamentos do kit Covid, contrariando vídeo de seu filho, que afirmou que ela poderia ter sido salva se tivesse recebido o chamado tratamento precoce. O documento não diz que ela morreu em consequência da Covid.

Mainardi também afirma que a médica Nise Yamaguchi esteve envolvida em mentiras sobre a morte de seu pai. "Quando anunciei sua morte, os bolsonaristas abarrotaram as redes sociais com mentiras, negando que ele houvesse morrido de Covid. Nise Yamaguchi, a principal animadora do gabinete paralelo do Ministério da Saúde, encarregou-se pessoalmente de espalhar falsidades sobre ele em grupos de WhatsApp."

De acordo com o jornalista, a médica que atendeu seu pai na UTI do hospital Sancta Maggiore afirmou que ele, "com toda a probabilidade", foi infectado com Covid no local após ser internado por causa de uma pneumonia, e que o vírus atingiu seu rim -ele só tinha um.

O jornalista afirma que não citou antes o plano de saúde de seu pai porque "queria evitar que seu nome fosse novamente conspurcado pelos bolsonaristas, que o usaram para acobertar seus crimes". Ele diz que só resolveu escrever a respeito na quarta (22), após a CPI da Covid apontar que a Prevent Senior fraudou os atestados de óbito de Wong e Hang.

Em seu depoimento à CPI, o diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior, afirmou que a operadora alterou o código de diagnóstico de pacientes com Covid-19, fazendo com que a doença deixasse de ser mencionada após determinados dias de internação.
Procurada, a Prevent Senior diz lamentar a tristeza do colunista, mas reafirma nunca ter escondido ou subnotificado óbitos.

Veja também

Newsletter