Prévias carnavalescas arrastam multidões, em Olinda, e trazem expectativa aos foliões
Samba Soul Delas e Batuques de Pernambuco se preparam para levar o melhor do Carnaval
Leia também
• Recife coroa novos Rei e Rainha com deficiência do Carnaval 2024
• "Vem ser meu Carnaval do Recife": Em nova música, Ludmilla exalta a festa na capital pernambucana
O Carnaval 2024 já bate à porta e a música Anunciação (Tu vens. Eu já escuto os teus sinais), agora, mais do que nunca, começa a ser vivida pelos foliões que tanto esperam a festa que arrasta multidões.
Em Olinda, neste domingo (21), os ensaios dos blocos Batuques de Pernambuco e Samba Soul Delas reuniram milhares de pessoas, em frente à Igreja do Carmo, em Olinda.
O Samba Soul Delas, que reúne quase 100 mulheres, passa os nove meses que antecedem o Carnaval se preparando para as apresentações. Na primeira fase, as instrumentistas aprendem a manusear os instrumentos de percussão. A afinação das vozes e os instrumentos de corda vêm depois.
Elas vão apresentar no sábado de Carnaval, dia 10 de fevereiro, e na segunda, 12, no Mosteiro de São Bento, bairro do Varadouro, às 10h.
Quem está à frente do grupo é a mestra Yanka Pessoa, que está com as melhores expectativas para as apresentações que, segundo ela, prometem agitar o público.
“Estamos vivendo uma configuração nova, agora em 2024, estreando uma diretoria e vocal cheios de talentos. Agora temos uma diretoria de ala, que preparou arranjos e músicas para o repertório. Então é um momento de renovação. Estamos esperando uma coisa linda, fruto de um trabalho de nove meses”, explicou.
A dona de casa, Ana Flávia, de 42 anos, curtiu o ensaio das mulheres e disse que este é um momento único para celebrar o poder feminino também em meio a folia.
“Eu sempre caio na folia. Olinda é a minha segunda casa, onde tudo é animado, com muito Carnaval e energia positiva. Como não cair no passo desse jeito?”, frisou.
Comemorando os 20 anos em 2024, o Batuques de Pernambuco junta danças e instrumentos de percussão com músicas regionais que exaltam a cultura local. O repertório do grupo traz ritmos como ciranda, coco, maracatu rural, de baque virado e solto, além de manguebeat e afoxé.
O coordenador da equipe, Guilherme Montarroyos, fala da expectativa para as apresentações durante o Carnaval.
“Já são 20 anos de história, aqui em Olinda. Mas cada ano é como se fosse o primeiro, a emoção é a mesma e sempre tem o frio na barriga. Em 2024, estamos homenageando Silvério Pessoa e a cultura pernambucana. Então, quem chegar aqui vai ouvir muita música boa”, diz ele.
As apresentações devem acontecer no dia 9 de fevereiro, na Rua da Moeda, no Recife, e nos dias 11 e 13 de fevereiro, na Praça do Carmo, em Olinda.