Operação Natal de 2023

Cai o número de mortes nas BRs de Pernambuco no período natalino deste ano, aponta a PRF

Foram registradas quatro mortes nas rodovias federais em Pernambuco decorrentes de sinistros contra seis em 2022

Operação Natal de 2023 da PRFOperação Natal de 2023 da PRF - Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou a Operação Natal 2023 com diminuição do número de mortes nas BRs localizadas ee Pernambuco com relação ao ano passado. A ação começou na sexta-feira (22) e seguiu até a segunda (25), data em que é comemorado o Natal.

Os pontos de aumento da fiscalização foram as BRs 232, 423, 428 e 407, que tiveram um aumento significativo de fluxo. Segundo a corporação, durante os dias de operação, foram registrados 39 sinistros de trânsito, com um total de 33 pessoas feridas e quatro mortes. Na ação do ano passado, foram computadas seis mortes, 31 feridos e 36 sinistros.

Durante o período natalino deste ano, as infrações mais cometidas nas BRs de Pernambuco foram as ultrapassagens indevidas, com 203 registros, o não uso do cinto de segurança, com 92, e o não uso do capacete. Completam o ranking de delitos a falta da cadeirinha (41) e a desobediência ao descanso obrigatório por parte dos motoristas profissionais (25). Além disso, 38 motoristas foram autuados por beber e dirigir bêbados, com duas detenções. 

O ponto de atenão principal da PRF neste ano foi a direção com excesso de velocidade. Ao todo, o radar fotográfico flagrou 287 motoristas cometendo a infração.

Também fazia parte da operação a disseminação de medidas educativas e de direitos humanos, que impactou, ainda de acordo com dados da PRF, cerca de mil passageiros e motoristas. O objetivo era alertar sobre o papel de cada um na segurança do trânsito. No total, cerca de 3,3 mil veículos e 3,9 mil pessoas foram fiscalizadas. Mais de 1,5 mil testes do “bafômetro” foram aplicados.

A corporação também registrou 67 auxílios a usuários que precisaram dos agentes por problemas na viagem, a exemplo das panes mecânicas. Por diversos tipos de irregularidades, 152 veículos tiveram que ser recolhidos.

No combate à criminalidade, a PRF recuperou sete veículos em ocorrências de tráfico de drogas, receptação de veículos, porte ilegal de arma, crime ambiental e cumprimento de mandado de prisão. No total, 16 pessoas foram detidas por práticas criminosas.
 

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter