Menina de 7 anos morre de meningite no Recife; óbito é o primeiro da doença este ano em Pernambuco
Criança morreu no dia 17 de janeiro
Pernambuco registra primeira morte por meningite em 2024. A vítima fatal é uma menina de 7 anos que residia no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife. Ela faleceu no dia 17 de janeiro após desenvolver gravemente os sintomas da doença. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Recife.
A criança apresentou os sintomas no dia 15 de janeiro: cefaleia, dor abdominal, febre, sufusões hemorrágicas e vômitos. Os primeiros atendimentos foram realizados em uma policlínica do Recife e, no dia seguinte, ela foi encaminhada ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).
Leia também
• Cuidados com dengue devem ser maiores na gestação
• Dengue: por que o Brasil vive uma alta histórica de casos em 2024?
• Com morte de mulher de 37 anos, total de óbitos por meningite sobe para três em Pernambuco
Após exames, a menina foi diagnosticada com meningococcemia sorotipo C, falecendo dois dias após ter ido à clínica, no dia 17 de janeiro.
De acordo com as informações da PCR, o cartão de vacina da criança estava atualizado e o hospital acompanhou duas pessoas que tiveram contato direto com a criança, para que fosse possivel identificar sintomas, além de terem realizado quimioprofilaxia.
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que cercam o encéfalo e a medula espinhal. É causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias.
O SUS oferece a imunização com a vacina Meningocócica C (Conjugada), que deve ser feita aos 3 e 5 meses de idade, com uma dose de reforço aos 12 meses.Os adolescentes e adultos que não tenham recebido as doses podem tomar a qualquer momento.