Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Primeiras doses da vacina Pfizer chegarão na segunda-feira (14) a centros de inoculação dos EUA

Espera-se que 145 locais nos estados recebam a vacina na segunda-feira (14)

Vacina da PfizerVacina da Pfizer - Foto: Graeme Robertson / AFP / POOL

Os primeiros lotes da vacina Pfizer/BioNTech contra covid-19, aprovada pelas autoridades de saúde dos EUA na sexta-feira, chegarão aos centros de inoculação em todo o país na manhã de segunda-feira, anunciaram as autoridades americanas neste sábado. 

As primeiras doses serão enviadas no domingo, e a partir da manhã de segunda-feira “operacionalmente estaremos com 100% de certeza de que levaremos as vacinas ao povo americano”, disse o general Gus Perna, chefe do governo da operação de distribuição de vacinas.

“Espera-se que 145 locais nos estados recebam a vacina na segunda-feira, outros 425 locais na terça-feira e os últimos 66 locais na quarta-feira, o que completará a entrega inicial da vacina Pfizer-BioNTech”, explicou. A primeira etapa contempla a vacinação de cerca de três milhões de pessoas. 

As autoridades de saúde do país recomendaram que os trabalhadores de saúde e residentes de asilos tenham prioridade, mas as decisões serão deixadas para os governos estaduais. 

Os Estados Unidos se tornaram o sexto país a dar autorizar a vacina da dupla alemão-americana Pfizer/BioNTech na noite de sexta-feira. A vacina demonstrou ser 95% eficaz na prevenção da infecção por Covid-19 em comparação com um placebo. 

No entanto, a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos aconselhou as pessoas com alergia grave aos ingredientes da vacina a evitar a imunização por enquanto.

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter