Logo Folha de Pernambuco

Guerra no Oriente Médio

Primeiro avião da FAB com repatriados de Israel decola de Tel Aviv para Brasília

De acordo com a Força Aérea, 900 brasileiros devem ser repatriados até sábado

Seis aeronaves da FAB foram mobilizadas para a operaçãoSeis aeronaves da FAB foram mobilizadas para a operação - Foto: Reprodução/Itamaraty

A primeira aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) usada para repatriar brasileiros em Israel decolou nesta terça-feira (10) para Brasília. Ele está retornando ao Brasil com 210 passageiros. A previsão é que a aeronave chegue na madrugada desta quarta-feira, pousando em Brasília por volta da 1h.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

 

Ao todo, seis aeronaves da FAB foram mobilizadas para a operação, que começou no domingo. Nesta terça-feira, a terceira aeronave mobilizada pela Força Aérea será enviada para a repatriação de brasileiros. O KC-390 Millennium (Embraer) deve decolar às 16h na Base Aérea de Brasília e terá Roma como destino inicial.

De acordo com a FAB, 900 brasileiros devem ser repatriados até sábado, e a operação poderá se repetir na próxima semana. Em comunicado, o Ministério disse que a Embaixada em Tel Aviv recolheu, por meio de formulário online, os dados de cerca de 2,3 mil brasileiros com interesse na repatriação, sendo a maior parte turistas.

“Os candidatos à repatriação serão acomodados em listas de prioridade. Em um primeiro momento, deverão ser priorizados os residentes no Brasil, sem passagem aérea”, diz a nota.

Brasileiros em Gaza
Um grupo de 25 brasileiros que estavam em Gaza e pediram ajuda para serem repatriados estão reunidos e devem seguir para o Egito, que faz fronteira com o enclave palestino, onde devem ser resgatados. O Brasil negocia com o Egito para que o grupo possa entrar no país, que atualmente impõe um bloqueio a Gaza.

A saída pelo Egito é a única alternativa para os brasileiros que estão no local, já que a Faixa de Gaza está bloqueada por Israel, tornando impossível eles serem resgatados pela FAB nos voos de Tel Aviv.

Veja também

Newsletter