Primeiro bebê recifense de 2022 nasce à 0h59 deste sábado (1º)
Se, para muitos, a virada do ano representa um início de uma nova jornada, para Cristiano Soares e Ana Carolina Silva, essa simbologia não poderia ser mais literal. Às 0h59 deste sábado (1º), eles se tornaram pais do primeiro bebê recifense nascido em 2022.
A família, que mora em Paulista, na região metropolitana do Recife, deu entrada na maternidade Barros Lima pouco antes das 22h da última noite de 2021, e começou o novo ano em festa com a chegada do pequeno Cristiano Júnior.
O nascimento ocorreu no Centro de Parto Normal da maternidade, em Casa Amarela, zona norte da cidade. O bebê nasceu saudável, pesando 3.250 kg, com 49 cm, de parto normal. Mãe e filho devem receber alta até segunda-feira (3). “Estamos muito felizes e agradecidos”, conta Ana Carolina.
Cristiano Júnior é o segundo filho do casal, que também tem uma criança de sete anos, batizada de Carlos Eduardo. Por mês, a Maternidade Professor Barros Lima realiza uma média de 400 partos de risco habitual, 80% deles normais.
Leia também
• Com avanço da vacinação, Réveillon 2022 renova sentimento de esperança
• Saiba como mudar hábitos e inserir uma nova rotina alimentar ao longo de 2022
• Encontrado embrião perfeitamente preservado de dinossauro prestes a nascer
Dados
De acordo com a Secretaria de Saúde do município (Sesau), atualmente, são realizados mais de 1,3 mil partos (de baixo risco) mensais nas três maternidades (Professor Arnaldo Marques, no Ibura; Professor Bandeira Filho, em Afogados; Professor Barros Lima, em Casa Amarela), além do Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado.
Ao todo, as quatro maternidades realizaram mais de 16 mil partos em 2021, com uma média de 47 nascimentos por dia. Do total de nascimentos, cerca de 46% são de famílias residentes no Recife e o restante de outros municípios. No Hospital da Mulher também são realizados partos de alto risco.