Primeiro dia de liberação do comércio nas praias tem movimentação tranquila
A retomada do setor integra a etapa 8 do Plano de Convicência com a Covid-19
O primeiro dia de comércio liberado nas praias de Jaboatão e do Recife foi de obediência às regras de distanciamento e higienização, ao menos no decorrer da manhã desta segunda-feira (31), dia em que a retomada do setor foi oficialmente aberta, integrando a etapa 8 do Plano de Convivência com a Covid-19 na Região Metropolitana do Recife (RMR).
Em Piedade, com movimentação tranquila, as barracas disponíveis estavam na distância mínima recomendada de 4 metros entre elas e com o uso de álcool em gel e máscara pelos barraqueiros.
Um deles, o senhor José Amarino, 72 anos, com mais de 25 anos de praia, estava ansioso em voltar ao seu comércio de praia, inclusive para pagar dívidas em aberto durante o tempo em que esteve em casa por causa da pandemia do novo coronavírus.
Leia também
• Cidades de Pernambuco avançam na retomada de atividades econômicas a partir desta segunda-feira (31)
• Retomada das academias gera empregos em Pernambuco
• Fernando de Noronha retoma turismo em setembro com ex-infectados
“Eu sobrevivi nos últimos cinco meses com a minha aposentadoria. Deu pra comer, mas para pagar os débitos não. Agora voltando para a praia, vou poder negociar com o depósito que guardo minhas cadeiras e mesas”, contou.
Em Boa Viagem, a Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon) está à frente da fiscalização. Em média, cem pessoas devem percorrer a orla todos os dias, para observar se as normas sanitárias estão sendo cumpridas, sob pena de recolhimento do material de trabalho dos barraqueiros.
De passagem pelo Recife e curtindo a Praia de Boa Viagem nesta segunda-feira (31), a aposentada Selma Lambert, 68, de Mato Grosso do Sul, se mostrou satisfeita com o que encontrou pelas praias do Recife - há uma semana ela tem circulado entre Boa Viagem, Piedade e a Praia de Casa Caiada, em Olinda. “Em nenhuma das praias me senti em perigo, todas elas tinham álcool e gente medindo também a temperatura”.
Já em Piedade, em Jaboatão, ao menos durante o tempo em que a reportagem da Folha de Pernambuco esteve em alguns dos pontos de comércio, não foi visualizada fiscalização da prefeitura do município. Sobre o assunto, o secretário-executivo de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer do Jaboatão dos Guararapes, André Trajano, explicou: “A fiscalização continuará ocorrendo ao longo de toda orla, com o apoio da Guarda Municipal, Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária, inclusive com uso de quadriciclo e drone".
Já em Brasília Teimosa...
No Pina, especificamente em Brasília Teimosa, a realidade do distanciamento entre as cadeiras e entre as pessoas parece que não condiz com as normas sanitárias que devem ser seguidas para abertura do comércio de praia.
Embora seja uma segunda-feira, o movimento de frequentadores nesta localidade da praia se assemelha ao de um domingo, inclusive com aglomeração de pessoas.
Olinda
Na Praia de Casa Caiada, em Olinda, a movimentação de praieiros nesta segunda-feira de abertura do comércio, também estava intensa.
Diferente do que foi visto em Piedade e em Boa Viagem, a obediência às normas de distanciamento entre barracas e frequentadores não estavam sendo seguidas com rigor . chamava atenção. Realidade contestada por Neilson Vital, responsável por algumas barracas de praia no local. “ Estamos respeitando a distância entre as barracas, inclusive a fiscalização já passou por aqui e viu. Já o álcool em gel, tem muita gente que não quer usar”, ressalta.