Logo Folha de Pernambuco

Vacinação

Com balões e Zé Gotinha, policlínica busca atrair olindenses para vacinação contra gripe e sarampo

Na primeira fase, podem se vacinar idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde

Primeiro dia de vacinação contra influenza e sarampo em Olinda na Policlínica Barros Barreto Primeiro dia de vacinação contra influenza e sarampo em Olinda na Policlínica Barros Barreto  - Foto: Marconi Meireles/ Folha de Pernambuco

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e Sarampo teve início nesta segunda-feira (4). No município de Olinda, no Grande Recife, o primeiro dia contou com movimentação tranquila na Policlínica Barros Barreto, uma das 56 unidades de saúde abertas para a população

“Hoje nós estamos iniciando a 24ª campanha contra a influenza e temos como grupo prioritário os idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde neste mês de maio. Estamos iniciando também a campanha contra o sarampo, que é a tríplice viral, para os profissionais de saúde”, pontuou a enfermeira coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) municipal de Olinda, Clara Fernanda de Oliveira.

Na Policlínica, localizada no bairro do Carmo, balões foram colocados para enfeitar a tenda de vacinação, além da presença do personagem Zé Gotinha, tudo para chamar a população para se imunizar. “As vacinas de rotina são tão importantes quanto a vacina do covid-19, e essa campanha de influenza é anual e a de sarampo vem para que essa doença não retorne”, afirmou Clara. 

A dona de casa de 66 anos Marta Leal contou que a vacina, que tomou nesta segunda, é uma proteção que busca todos os anos. “Vim me proteger, com certeza. Depois que eu comecei a tomar a vacina da gripe, nunca mais tive gripe. Tomo todo ano, certinho e, de lá para cá, nunca mais senti nada”, disse. 

Na unidade de saúde acompanhando a esposa, que havia ido realizar exames, o aposentado Gemuel Duarte, de 78 anos, aproveitou a oportunidade para se imunizar. “Não sabia que estaria disponível hoje a vacinação da gripe, chegando aqui e vendo que está disponível, logo no primeiro dia, já foi válido”, falou.

O primeiro grupo prioritário da imunização foi definido pelo Ministério da Saúde e segue até o dia 2 de junho.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter