Com balões e Zé Gotinha, policlínica busca atrair olindenses para vacinação contra gripe e sarampo
Na primeira fase, podem se vacinar idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e Sarampo teve início nesta segunda-feira (4). No município de Olinda, no Grande Recife, o primeiro dia contou com movimentação tranquila na Policlínica Barros Barreto, uma das 56 unidades de saúde abertas para a população.
“Hoje nós estamos iniciando a 24ª campanha contra a influenza e temos como grupo prioritário os idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde neste mês de maio. Estamos iniciando também a campanha contra o sarampo, que é a tríplice viral, para os profissionais de saúde”, pontuou a enfermeira coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) municipal de Olinda, Clara Fernanda de Oliveira.
Na Policlínica, localizada no bairro do Carmo, balões foram colocados para enfeitar a tenda de vacinação, além da presença do personagem Zé Gotinha, tudo para chamar a população para se imunizar. “As vacinas de rotina são tão importantes quanto a vacina do covid-19, e essa campanha de influenza é anual e a de sarampo vem para que essa doença não retorne”, afirmou Clara.
Leia também
• Quase toda a população mundial respira ar poluído, diz OMS
• Familiares da menina baleada em Porto de Galinhas protestam pedindo justiça
• Ônibus que circulam em Porto de Galinhas têm itinerários normalizados, diz Grande Recife
A dona de casa de 66 anos Marta Leal contou que a vacina, que tomou nesta segunda, é uma proteção que busca todos os anos. “Vim me proteger, com certeza. Depois que eu comecei a tomar a vacina da gripe, nunca mais tive gripe. Tomo todo ano, certinho e, de lá para cá, nunca mais senti nada”, disse.
Na unidade de saúde acompanhando a esposa, que havia ido realizar exames, o aposentado Gemuel Duarte, de 78 anos, aproveitou a oportunidade para se imunizar. “Não sabia que estaria disponível hoje a vacinação da gripe, chegando aqui e vendo que está disponível, logo no primeiro dia, já foi válido”, falou.
O primeiro grupo prioritário da imunização foi definido pelo Ministério da Saúde e segue até o dia 2 de junho.