Primeiro-ministro chinês Li Qiang participará na cúpula do G20
Li Qiang transmitirá as ideias e posições da China sobre a cooperação na cúpula
O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, participará da reunião de cúpula do G20 na Índia no próximo fim de semana, anunciou o ministério das Relações Exteriores.
"A convite do governo indiano, o primeiro-ministro Li Qiang participará na 18ª reunião de cúpula do G20 em Nova Délhi, Índia, nos dias 9 e 10 de setembro", declarou Mao Ning, porta-voz do ministério.
Uma fonte da União Europeia (UE) revelou na semana passada, sob anonimato, que o presidente chinês, Xi Jinping, não participaria no fórum.
Questionado nesta segunda-feira (4), Mao Ning não confirmou a ausência de Xi e limitou-se a anunciar que Li Qiang vai liderar uma delegação na Índia.
Leia também
• Na presidência do G20, Lula terá de buscar equilíbrio entre EUA e China, dizem analistas
• Lula vai à Índia na quinta-feira (7) para participar da cúpula e assumir presidência do G20
• 'Imposto sindical' como o brasileiro, nem na China; confira a coluna deste sábado (2)
“O que posso dizer é que o G20 é um fórum importante para a cooperação econômica internacional”, destacou o porta-voz.
"Ao comparecer a esta reunião, o primeiro-ministro Li Qiang transmitirá as ideias e posições da China sobre a cooperação no G20, pedindo ao G20 que reforce a unidade e a cooperação, e trabalhando juntos para combater os desafios econômicos e de desenvolvimento global".
No domingo (3), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou à imprensa que estava “enganado” com a ausência do chefe de Estado da China no encontro de cúpula.