Primeiro-ministro do Canadá visita cidade devastada na Ucrânia
Localizada na periferia a noroeste de Kiev, Irpin foi palco de intensos combates entre russos e ucranianos nos primeiros dias da invasão russa
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, visitou neste domingo a cidade ucraniana de Irpin, devastada por combates e ocupada pelos russos em março, anunciou o prefeito da localidade.
"Veio a Irpin para ver com seus próprios olhos todos os horrores que os ocupantes russos fizeram à nossa cidade", publicou Oleksander Markushin no Telegram, ilustrando sua mensagem com fotos de Trudeau na cidade destruída. A visita do premier canadense não havia sido anunciada.
"O primeiro-ministro encontra-se na Ucrânia para se reunir com o presidente Zelensky e reafirmar nosso apoio inabalável ao povo ucraniano", divulgou seu gabinete.
"Acreditamos na continuidade da cooperação entre os nossos países na reconstrução das cidades ucranianas após a nossa vitória", declarou Markushin.
Leia também
• Ucrânia denuncia 'erro' da Alemanha após retirada da bandeira ucraniana em Berlim
• Ucrânia luta para manter últimas áreas do leste após ataque a escola
• França relembra rendição nazista em meio ao conflito na Ucrânia
Localizada na periferia a noroeste de Kiev, Irpin foi palco de intensos combates entre russos e ucranianos nos primeiros dias da invasão russa, em fevereiro. O Exército russo assumiu rapidamente o controle da cidade, que tinha uma população de 60.000 habitantes antes da guerra, e a ocupou durante todo o mês de março.
Desde então, Kiev acusa as forças russas de terem realizado massacres no local, assim como na cidade vizinha de Bucha - depois que dezenas de corpos vestindo trajes civis foram encontrados nessas localidades, ocupadas e posteriormente abandonadas pelo Exército russo.