homenagem

Primeiro-ministro indiano homenageia Mahatma Gandhi no 75º aniversário de seu assassinato

O aniversário da morte Gandhi, conhecido na Índia como Bapu (pai), também é homenageado no país como Dia dos Mártires

Memorial de Mahatma GandhiMemorial de Mahatma Gandhi - Foto: Sajjad Hussain / AFP

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, homenageou nesta segunda-feira (30) Mahatma Gandhi, o líder do movimento pela independência do país que foi assassinado por fanático hindu há 75 anos.

"Eu me inclino diante de Bapu em seu punya tithi (aniversário da morte) e recordo seus pensamentos profundos", tuitou Modi antes de participar em uma cerimônia em Nova Délhi.

O aniversário da morte Gandhi, conhecido na Índia como Bapu (pai), também é homenageado no país como Dia dos Mártires.

Gandhi foi assassinado em 30 de janeiro de 1948, durante uma oração multiconfessinal, pelo nacionalista hindu Nathuram Godse, que o acusava de ser muito conciliador com a minoria muçulmana.

As autoridades da época condenaram Godse à pena de morte e seu nome foi rejeitado durante décadas, mas setores nacionalistas hindus enaltecem atualmente o assassino de Gandhi.

Modi expressa com frequência homenagens a Gandhi, mas não comenta os esforços dos nacionalistas hindus para reabilitar e homenagear Godse, que foi executado em 1949.

O governo de Modi também defende o trabalho do ideólogo hindu Vinayak Damodar Savarkar, conhecido por ser o mentor de Godse.

O bisneto de Gandhi, Tushar Gandhi, declarou em uma entrevista à AFP que as opiniões de Godse têm uma preocupante ressonância na Índia governada por Modi.

"Esta filosofia tomou a Índia e os corações dos indianos como reféns. É a ideologia do ódio, da polarização e da divisão", disse.

Veja também

Incêndio florestal no Parque Nacional de Brasília está controlado
brasília

Incêndio florestal no Parque Nacional de Brasília está controlado

Helder Barbalho faz pouso de emergência por causa de fumaça; episódio é o 2º em menos de um mês
INCÊNDIOS

Helder Barbalho faz pouso de emergência por causa de fumaça; episódio é o 2º em menos de um mês

Newsletter