ESPAÇO

Primeiro não americano a pisar na Lua será japonês, diz Biden

Os vínculos entre Estados Unidos e Japão "se estendem até a Lua", disse o presidente nore-americano

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, e o presidente dos EUA, Joe BidenO primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, e o presidente dos EUA, Joe Biden - Foto: Mandel Ngan/AFP

O primeiro não americano que pisará na Lua será japonês, anunciou, nesta quarta-feira (10), o presidente dos Estados unidos, Joe Biden, durante uma visita de Estado do primeiro-ministro do Japão.

Os vínculos entre Estados Unidos e Japão "se estendem até a Lua, onde dois astronautas japoneses vão integrar futuras missões americanas, um dos quais se tornará o primeiro não americano a pisar na Lua", disse Biden durante uma coletiva de imprensa.

Os Estados Unidos traçaram como meta voltar à Lua pela primeira vez desde 1972. Apenas 12 pessoas pisaram na Lua, todas homens brancos americanos.

Sob o programa Artemis, da Nasa, está previsto enviar para o satélite natural da Terra uma mulher e uma pessoa não branca.

Espera-se que ao final de 2025, a missão Artemis II voe ao redor da Lua. A terceira missão do programa - planejada para o fim de 2026, embora atrasos estejam previstos - pretende levar astronautas ao satélite.

Veja também

Fiocruz mantém alerta para alta de casos graves de covid-19
covid-19

Fiocruz mantém alerta para alta de casos graves de covid-19

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio
brasil

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Newsletter