Logo Folha de Pernambuco

REALEZA BRITÂNICA

Princesa Charlotte é filmada comendo comida do chão: faz mal à saúde? Veja vídeo

Especialistas explicam quanto tempo demora para as bactérias se transferirem para os alimentos

Princesa Charlotte (à direita) com o irmão Louis e a mãe, Kate MiddletonPrincesa Charlotte (à direita) com o irmão Louis e a mãe, Kate Middleton - Foto: Daniel Leal/AFP

Pode-se dizer que a princesa Charlotte, filha do meio do Príncipe William e da princesa de Gales, Kate Middleton, é um dos rostos mais queridinhos entre os membros mais jovens da família real britânica. Suas caras e bocas ganham as manchetes do mundo inteiro. Nesta segunda-feira, não foi diferente. Ela foi flagrada pegando um pedaço de sobremesa que caiu no chão e colocando-o na boca em seguida. A atitude, porém, não é recomendada por cientistas.

A pequena estava na companhia da mãe, do pai, e dos irmãos, George e Louis. Hoje é feriado no Reino Unido, e as pessoas estão sendo estimuladas a fazerem trabalho voluntário. A família, então, decidiu ir a um encontro de escoteiros, evento beneficente que integra a programação da coroação.

Cientistas afirmam que aquela famosa regra dos 3 ou 5 segundos em que a comida pode permanecer no chão e depois ser consumida é falsa. Pesquisadores da Universidade Rutgers, em Nova Jersey, nos Estados Unidos afirmam que as bactérias podem se transferir para o alimento mesmo em uma fração de segundo. Porém, o tipo de superfície, o alimento e o tempo de contato fazem diferença.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Catherine, Princess of Wales (@theelegantprincessofwales)

Um pedaço de melancia, por exemplo, teve a maior taxa de contaminação do experimento, com até 97% em cinco segundos sobre o piso cerâmico. Com menos de um segundo no aço inox, a contaminação já era de 91%. De acordo com os cientistas, isso ocorre por causa da composição da fruta, que tem muito líquido e é pegajosa. As balas de goma de ursinhos, por exemplo, são mais secas e obtiveram as menores taxas de contaminação, com 11% após cinco minutos sobre o azulejo.

Entre os microrganismos presentes no alimento poderia estar a da salmonella, muito presente em comidas não higienizadas, no banheiro de casa e no chão da cozinha, que pode desenvolver uma intoxicação alimentar e causa sintomas como: diarreia, febre, náuseas, vômitos e dores de cabeça.

Os cientistas, entretanto, garantem que o risco de contrair alguma doença infecciosa mais séria comendo um pedaço de comida do chão é baixo. Principalmente se for em um chão conhecido, como o da sua casa, e que você sabe que ele foi limpo recentemente. O problema está quando o chão for de outras pessoas, ou de um espaço aberto onde muitas pessoas pisam em cima, ou ainda que não tenha sido limpo recentemente.

No caso de Charlotte, por exemplo, o risco é alto, pois além de ser um espaço aberto, onde outras pessoas estão e provavelmente pisaram ali, o alimento caiu no que parece ser um gramado, o que pode elevar os riscos de contaminar o alimento com bactérias.

Confira o momento:

Veja também

Newsletter