realeza

Princesa Kate anuncia que concluiu quimioterapia

A princesa de Gales, esposa do herdeiro do trono britânico, o príncipe William, fez o anúncio através de um comunicado nas redes sociais

Princesa britânica Catherine, sorrindo com o Príncipe William e seus filhos, o Príncipe George, a Princesa Charlotte e o Príncipe Louis Princesa britânica Catherine, sorrindo com o Príncipe William e seus filhos, o Príncipe George, a Princesa Charlotte e o Príncipe Louis  - Foto: Will Warr / Kensington Palace / AFP

A princesa britânica Catherine anunciou nesta segunda-feira (9) que concluiu seu tratamento de quimioterapia, após ter sido diagnosticada com câncer no início deste ano.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por The Prince and Princess of Wales (@princeandprincessofwales)

"Quero expressar o alívio de ter finalmente concluído a quimioterapia", disse a princesa de Gales, esposa do herdeiro do trono britânico, o príncipe William, em um comunicado nas redes sociais.

Kate relata que ela e sua família viveram nove meses "extremamente difíceis", em uma mensagem publicada no Instagram.

"Embora a quimioterapia tenha terminado, meu caminho para a cura e recuperação total é longo e continuarei enfrentando cada dia", escreveu Kate.

Apesar do longo caminho que a espera, a princesa expressa na mensagem o seu "desejo de voltar ao trabalho e assumir mais alguns compromissos públicos nos próximos meses, quando puder".

"A vida como a conhecemos pode mudar em um instante e precisamos encontrar uma maneira de navegar em águas tempestuosas e caminhos desconhecidos", acrescenta a princesa em sua mensagem.

Kate também destaca que seu objetivo agora é "fazer o que puder para permanecer livre do câncer".

No dia 22 de março, Catherine anunciou que havia sido diagnosticada com câncer, sobre o qual não deu detalhes, e que realizava quimioterapia preventiva, encerrando dois meses de especulações sobre seu estado de saúde após uma cirurgia "abdominal".

Foi o segundo golpe para a família real britânica, menos de dois meses após o rei Charles III, de 75 anos, ter sido diagnosticado com câncer. O rei anunciou sua doença em 5 de fevereiro.

A mensagem de Catherine chega quase três meses depois da sua primeira aparição oficial após o anúncio do seu câncer por ocasião do desfile do aniversário do rei Charles III, em meados de junho. A popular princesa de Gales anunciou sua presença no evento um dia antes.

"Meu tratamento continua e vai continuar por mais alguns meses. Nos dias ruins você se sente fraco, cansado e tem que deixar o corpo descansar. Mas nos bons, quando se sente mais forte, quer aproveitar ao máximo e se sentir bem", escreveu ela naquela ocasião.

Um mês depois, em 14 de julho, a princesa fez sua segunda aparição pública, na final masculina do torneio de tênis de Londres em Wimbledon.

Veja também

Congressistas dos EUA pedem combate à desinformação na América Latina
EUA

Congressistas dos EUA pedem combate à desinformação na América Latina

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos
Colômbia

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos

Newsletter