realeza

Princesa Leonor, herdeira do trono espanhol, jura lealdade à Constituição

Leonor fez o juramento em uma sessão especial da Corte, ritual realizado por seu avô Juan Carlos I em 1969

Princesa Herdeira Espanhola das Astúrias Leonor recebe a Medalha do Congresso da Presidente do Congresso Francina ArmengolPrincesa Herdeira Espanhola das Astúrias Leonor recebe a Medalha do Congresso da Presidente do Congresso Francina Armengol - Foto: Andres Ballesteros/ POOL/ AFP

A herdeira do trono espanhol, princesa Leonor, jurou lealdade à Constituição nesta terça-feira (31), ao completar 18 anos, em uma cerimônia luxuosa no Parlamento da Espanha. A partir de agora, poderá suceder legalmente a seu pai, o rei Felipe VI, como chefe de Estado.

Acompanhada do rei, de sua mãe, a rainha Letizia, e de sua irmã mais nova, Sofía, fez o juramento em uma sessão especial da Corte, ritual realizado por seu avô Juan Carlos I em 1969, durante a ditadura de Francisco Franco, e Felipe VI em 1986, já sob a democracia.

"Juro cumprir fielmente os meus deveres, manter e fazer cumprir a Constituição e as leis, respeitar os direitos dos cidadãos e das comunidades autônomas e ser fiel ao rei", disse Leonor com uma mão estendida sobre um exemplar da Constituição.

Vestida com um terno branco, a princesa foi aplaudida durante vários minutos, após completar o juramento na Câmara do Parlamento.

A cerimônia foi acompanhada em telões gigantes colocados na Puerta del Sol, no centro de Madri, e em outros locais da capital do país. Nos arredores do Parlamento, uma multidão mostrou seu apoio, agitando bandeiras espanholas.

Na Espanha, uma monarquia parlamentar, a Constituição estabelece que o homem tem preferência para herdar a Coroa, mas Leonor não tem irmãos homens.

"É um orgulho viver um dia como esse na Espanha", disse à AFP Blanca Palomares, uma estudante de Madri de 23 anos que foi à praça Puerta del Sol: "devia ter sido feriado nacional".

O rei emérito Juan Carlos I, que abdicou em 2014 por escândalos no final de seu reinado, não esteve presente na cerimônia, mas, segundo a imprensa, estará na comemoração privada no palácio El Pardo, nos arredores da capital.

Também não estiveram na formalidade representantes de partidos separatistas catalães, bascos e galegos e uma parte da esquerda radical, que nunca participam de reuniões com o rei.

"Nem monarquia, nem constituição. Democracia. Liberdade. Repúblicas", declararam os partidos independentistas em um manifesto nesta terça-feira, que disseram representar "o sentimento de milhões de pessoas (...) que não reconhecem nem protegem o regime monárquico espanhol".

O presidente do governo espanhol, o socialista Pedro Sánchez, marcou presença na cerimônia. Prestes a deixar o cargo, o mandatário está negociando um novo Executivo para permanecer no poder, mas, para isso, precisa dos votos dos independentistas catalães e bascos.

Diferentemente de seu avô, Leonor suscita sinais de simpatia, em um país no qual o debate sobre a monarquia é perene.

Após concluir seus estudos em Madri e no Reino Unido, Leonor iniciou recentemente três anos de treinamento militar, assim como seu pai.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter