Pró-Criança inaugura centro de formação em tecnologia no Recife
O Núcleo de Inclusão Digital (NID) 2.0 vai atuar na capacitação de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social com até 29 anos
O Movimento Pró-Criança inaugurou novo centro de formação em tecnologia nesta terça-feira (14), no Bairro do Recife, em parceria com o Porto Digital.
O Núcleo de Inclusão Digital (NID) 2.0 vai atuar na capacitação de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social com até 29 anos, através de cursos gratuitos nas áreas de inovação e tecnologia. Sendo eles: Programador Web, Produção gráfica, Ux design - experiência do usuário, internet para negócios e Oficina hack.
O evento de inauguração do espaço contou com a presença dos primeiros alunos beneficiados pelos cursos, do arcebispo de Recife e Olinda, dom Fernando Saburido e envolvidos no Movimento.
Com previsão de beneficiar mais de 800 pessoas apenas no ano de 2022, o Núcleo contou com um investimento de cerca de R$ 1 milhão possível graças ao apoio dos doadores.
Leia também
• Pernambuco decreta ponto facultativo em repartições estaduais no dia de Corpus Christi
• Duas escolas públicas de Pernambuco estão entre as 50 melhores do mundo
• Ao completar 75 anos, dom Fernando Saburido envia carta de renúncia ao papa
De acordo com Paulo José Barbosa, diretor presidente do Pró-Criança, a parceria com o Porto Digital para a implementação de novas classes voltadas à tecnologia é um avanço para o Movimento.
“Na área de informática existe uma demanda muito grande e que não está sendo atendida, então montamos e já começamos esse trabalho. Os cursos pegam meninos que terminaram o nível médio e o prepara para que ele seja aquele profissional especializado em programação”, afirmou Paulo.
“É, sem dúvidas, uma grande honra para a nossa arquidiocese poder ter iniciado esse trabalho voltado para jovens carentes. O Pró-Criança vem lutando para dar cidadania e agora essa é mais uma iniciativa: Oferecendo essa área, é um espaço muito atual, sobretudo aqui no Recife Antigo, onde os centros digitais estão aumentando”, acrescentou dom Fernando.
As duas primeiras turmas ofertadas aos beneficiários são de Programador Web e Produção Gráfica, que já iniciaram no novo centro do Recife Antigo. O local passou por uma grande reforma e agora passa a contar com novos sistemas elétricos e hidráulicos, computadores de última geração, equipamento multimídia e mesas com manta anti-chamas.
Isabel Moutinho tem 18 anos e é uma das alunas contempladas pelos novos cursos: “Quando eu fiz dezoito anos, comecei a me preocupar com a profissionalização e começar a buscar uma carreira para mim. A minha família já trabalha no ramo gráfico, mas eles aprenderam sozinhos, não tiveram uma instrução e eu sempre quis me especializar, então fui buscar coisas gratuitas porque minha família não tem condições de pagar agora”, explicou Isabel.
“Eu me encantei com o fato de que a gente trabalha com programas aqui, programas pagos e computadores, que é incrível para quem não tem acesso. Eu vi um rumo para muitos jovens que agora vão entrar no mercado e que não tem essa condição de estudar sobre tecnologia por ser uma área que exige muito dinheiro, tanto computador quanto os programas, então é um jeito de incluir esses jovens”, completa ela.
Isabel ainda está no início do seu primeiro curso com o Movimento, mas contou que deseja fazer mais um quando puder e depois de estudar, sair para o mercado de trabalho como uma profissional completa.