Logo Folha de Pernambuco

Vacinas

Problemas em fábrica impedem a utilização de milhões de doses de vacinas Johnson & Johnson

Nem a agência reguladora, FDA, e nem a farmacêutica revelaram o número preciso das doses, mas The New York Times mencionou em 60 milhões de doses

Vacina da Janssen braço direito da Johnson & JohnsonVacina da Janssen braço direito da Johnson & Johnson - Foto: Frederic J. Brown/AFP

A agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA), anunciou nesta sexta-feira (11) à Johnson & Johnson que milhões de doses da vacina anticovid produzidas em uma fábrica com problemas não podem ser usadas devido a possível contaminação. 

Em um comunicado, a FDA disse que "vários" lotes de vacinas fabricadas nas instalações da Emergent BioSolutions na cidade de Baltimore não são adequados para uso. Cada lote corresponde a vários milhões de doses. 

Nem a agência e nem a J&J revelaram o número preciso das doses, mas o New York Times mencionou 60 milhões, citando pessoas familiarizadas com o assunto. 

"Essas ações seguiram uma extensa revisão de registros, incluindo o histórico de produção da instalação e os testes realizados para avaliar a qualidade do produto", disse o cientista da FDA Peter Marks.

A fábrica foi obrigada a pausar a produção em abril várias semanas depois que foi determinado que os lotes da substância usada para produzir a vacina J&J foram contaminados com ingredientes da vacina AstraZeneca, afetando pelo menos 15 milhões de doses J&J. 

A FDA ainda está decidindo se permitirá a reabertura da fábrica. Sessenta milhões de doses da AstraZeneca produzidas no local e destinadas a serem doadas no exterior estão atualmente sendo inspecionadas quanto à qualidade antes de serem enviadas.

Todas as vacinas da J&J distribuídas e usadas nos Estados Unidos até agora foram feitas na Holanda, não em Baltimore. 

Por outro lado, a FDA disse que estava autorizando dois lotes da vacina J&J produzidos na fábrica - ou seja, 10 milhões de doses do regime de única aplicação, disse uma fonte familiarizada com o assunto. 

Lotes adicionais da J&J permanecem sob revisão. 

"A Johnson & Johnson se comprometeu a produzir vacinas seguras e de alta qualidade para levar saúde e esperança às pessoas em todos os lugares", disse a vice-presidente executiva da J&J, Kathy Wengel.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter