Logo Folha de Pernambuco

EUA

Processo por 'loteria ilegal' de Elon Musk retorna a tribunal da Pensilvânia

Musk está recompensando eleitores que votam em Trump

Elon Musk, dono da plataforma XElon Musk, dono da plataforma X - Foto: Odd Andersen/AFP

Um tribunal federal dos Estados Unidos devolveu, nesta sexta-feira (1º), à justiça estadual da Pensilvânia a ação que busca impedir as doações de um milhão de dólares (R$ 5,8 milhões) que o bilionário Elon Musk está usando para recompensar eleitores registrados em estados-chave.

O chefe da SpaceX, Tesla e X (antigo Twitter) lançou este incentivo em 19 de outubro, quando entregou um primeiro cheque a um eleitor da Pensilvânia, após se envolver na campanha eleitoral do candidato republicano Donald Trump.

Larry Krasner, promotor da Filadélfia, a principal cidade da Pensilvânia, iniciou um processo contra a iniciativa de Musk, exigindo a suspensão dessas doações e classificando-as como um "esquema ilegal de loteria".

Nesta sexta, um eleitor de Michigan recebeu o 14º cheque milionário, informou a America PAC, organização política com a qual Musk faz campanha para Trump.

Na quarta-feira à noite, na véspera de uma audiência em um tribunal da Filadélfia, os advogados de Musk solicitaram que o processo fosse transferido para a justiça federal, sob o argumento de que os fatos denunciados envolvem normas eleitorais federais.

Após analisar os argumentos de ambas as partes, um juiz federal da Filadélfia deu razão à promotoria e reenviou o caso à esfera estadual.

Para participar do sorteio do milhão de dólares, os eleitores devem estar registrados em um dos sete estados-chave - onde o rumo das eleições presidenciais de 5 de novembro deve ser decidido - e também assinar uma petição em favor da liberdade de expressão e do direito ao porte de armas.

Krasner apresentou a ação civil em 28 de outubro para "proteger a população" de práticas comerciais desleais, incluindo as "loterias ilegais".

O Departamento de Justiça alertou na semana passada a Musk e à organização America PAC sobre uma possível violação da legislação federal, que proíbe o pagamento a cidadãos para votar ou para se registrar como eleitor.

Veja também

Reunião Global de Educação pede prioridade no financiamento do setor
Educação

Reunião Global de Educação pede prioridade no financiamento do setor

No Recife, Caminhada dos Terreiros de Pernambuco ressaltou a luta contra o racismo religioso
Religião

No Recife, Caminhada dos Terreiros de Pernambuco ressaltou a luta contra o racismo religioso

Newsletter