Procissão e Missa marcam o encerramento da festa do Morro da Conceição
Os festejos em homenagem à "padroeira afetiva" do Recife levaram milhares de fiéis ao Morro
No dia alusivo à Imaculada Conceição, nesta quinta-feira, 8 de dezembro, a procissão de encerramento com a imagem da Santa reuniu milhares de fiéis partindo da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, em direção a Praça do Morro da Conceição, na Zona Norte, onde foi celebrada uma missa de eucaristia para marcar a o encerramento da Festa do Morro, comandada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
Ao longo do percurso da procissão que levava o andor da Santa para o Morro da Conceição, devotos e admiradores da santa - que está sendo chamada de “padroeira afetiva” do Recife - aguardavam a passagem do cortejo em frente às suas casas e muitos se juntavam à caminhada. Freiras, padres, seminaristas, coroinhas, trabalhadores e até praticantes de religiões afrobrasileiras caminhavam juntos em sinal de fé.
Leia também
• Festa do Morro da Conceição: tutora e cãozinho pagam promessa que ela fez para curá-lo de doença
• Milhares de fiéis sobem o Morro da Conceição para homenagear a padroeira afetiva do Recife
• Festa do Morro da Conceição é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco
A fé subindo o Morro
As irmãs Edmeia Francisca de Albuquenascidas no Morro da Conceição, acompanham a procissão desde a infância. “Acompanho a procissão desde que eu nasci. Estou aqui buscando saúde e tenho fé”, disse Edmeia. “A gente começou a vir ao Morro no ventre da nossa mãe. Mamãe grávida já vinha com a gente para o Morro. Nossa família toda é de Casa Amarela”, contou Dilenete.
A aposentada Evani Costa, 76 anos, acompanha a procissão todos os anos. Desta vez ela tinha um pedido especial. “Eu quero vender meu apartamento e tenho certeza que ela vai me dar essa graça”, contou. Após o longo percurso, ao chegar na entrada do Morro da Conceição, muitos fiéis pagaram suas promessas, subindo as ladeiras ou escadarias de joelhos ou de costas. O prefeito do Recife, João Campos (PSB), esteve presente no encerramento da Festa do Morro.
Balanço
A grande quantidade de pessoas que subiram o morro desde o início dos festejos - estima-se que 1,5 milhão de fiés tenham comparecido ao longo da programação, 200 mil pessoas apenas neste dia 8 de dezembro, segundo a organização da 118ª Festa do Morro - trouxe oportunidade para muitos comerciantes e ambulantes que vendiam terços, calendários, camisas, velas e outros produtos religiosos. O evento recebeu um forte esquema de segurança e mobilidade urbana.
Missa de encerramento
A celebração de encerramento da Festa do Morro foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e teve início por volta das 20h, assim que o andor com a Santa chegou à Praça do Morro da Conceição, sob aplauso dos milhares de devotos que compareceram. O arcebispo enalteceu a demonstração de fé que os fiéis fizeram na procissão e comemorou o sucesso do principal evento religioso da capital pernambucana.
“Estamos aqui em eucaristia, depois dessa bela caminhada, cansativa fisicamente, mas muito agradável espiritualmente. Na forma de testemunharmos por onde passamos a nossa fé, o nosso amor à Nossa Senhora e o nosso amor à Igreja. E vamos culminar tudo isso nessa eucaristia de comunhão, também rendendo graças a Deus por todos esses dias de festa e de alegria, no ano que tivemos a graça de celebrarmos o 18º Congresso Eucarístico Nacional aqui em Recife”, destacou o arcebispo.