Domingo de Ramos

Procissão e missa reúnem fiéis católicos neste Domingo de Ramos (24), em Olinda, na RMR

Celebrações relembram os momentos finais da vida de Jesus, que culmina na Páscoa

Bênção de Ramos na Igreja da MisericórdiaBênção de Ramos na Igreja da Misericórdia - Foto: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

A manhã deste domingo (24) reuniu fiéis na Igreja da Misericórdia (Academia Santa Gertrudes), no Alto da Sé, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, para a bênção dos ramos.

Após a bênção, realizada pelo padre Lenildo Santana, o público presente seguiu em procissão até a Catedral do Santissimo Salvador. Os acontecimentos relacionados à Paixão de Cristo começam, justamente, com o Domingo de Ramos.

“Iniciamos, hoje, a Semana Santa, que é uma grande semana para a igreja católica, onde mergulhamos no mistério da entrega de Jesus Cristo para a salvação”, detalhou o pároco Lenildo Santana.

Padre Lenildo SantanaPadre Lenildo Santana | Foto: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

Para Marcos Vinícius, que faz o ritual há três anos, é um momento muito importante. “Pelo terceiro ano consecutivo venho à essa igreja para acompanhar a procissão e é um domingo para ser vivido, pois inaugura a Semana Santa”, explicou o supervisor de móveis planejados.

A missa, realizada após a procissão, também por padre Lenildo, aconteceu na catedral Santíssimo Salvador. Fieis já aguardavam na igreja o início da celebração da eucaristia. O jovem de 21 anos, Pedro Rodrigues, estava indo pela primeira vez assistir ao ato litúrgico do Domingo de Ramos no local. “Costumo vir muitos domingos por aqui, mas para ver a missa do Domingo de Ramos é a primeira vez de muitas”, contou o estudante.

Pedro Rodrigues, no Domingo de RamosPedro Rodrigues em seu primeiro Domingo de Ramos | Foto: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

Domingo de Ramos

Acontece que a chegada de Cristo em Jerusalém, marcada pela alegria e júbilo, é o início da semana em que o Senhor fará a sua oferta dolorosa na Cruz. 

O povo teria recebido Jesus com felicidade, colocando ramos de palmeiras e oliveira no caminho para ele passar, o que também era descrito como hábito antigo, significando triunfo. Dessa forma, o Domingo de Ramos foi consagrado. 
 

Veja também

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Estudante entra com pistola de airsoft em escola em Camaragibe; Conselho Tutelar é acionado, diz SEE
Região Metropolitana do Recife

Estudante entra com pistola de airsoft em escola em Camaragibe; Conselho Tutelar é acionado, diz SEE

Newsletter