Logo Folha de Pernambuco

Mundo

Professor holandês é ameaçado por mostrar charge em sala de aula

Charge de Joep BertramsCharge de Joep Bertrams - Foto: Reprodução / Instagram

Um professor de uma escola de Rotterdã foi ameaçado por apresentar em sala de aula a charge de um homem decapitado, mostrando a língua para um jihadista.

No desenho, assinado por Joep Bertram, o personagem veste uma camiseta com a imagem do semanário francês "Charlie Hebdo", alvo de ataques de jihadistas por ter publicado cartuns de Maomé.

Na segunda-feira, as alunas muçulmanas do Emmauscollege - que naquele dia homenageou o professor de francês Samuel Paty, assassinado em outubro perto de Paris após mostrar as charges de Maomé a seus alunos - se ofenderam com o desenho, chamando-o de "blasfêmia", de acordo com o jornal NRC.

Uma foto do desenho foi amplamente compartilhada no Instagram.

"Se isso não for removido muito rapidamente, vamos lidar com isso de forma diferente", escreveu um internauta.

A Promotoria e as forças da ordem levaram as ameaças on-line "muito a sério", disse a polícia no Twitter, acrescentando que uma investigação foi lançada para encontrar os autores da mensagem.

Como resultado dessas ameaças, o professor, cuja identidade não foi divulgada, foi obrigado a "se esconder", informou o jornal NRC.

"O assédio e as ameaças contra os professores não podem ser tolerados sob nenhuma circunstância e nos opomos fortemente a isso", declarou o ministro da Educação, Arie Slob, em uma carta ao Parlamento.

Veja também

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia
Combate

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia

Newsletter