Logo Folha de Pernambuco

Vestibular

Professores avaliam como difíceis provas do SSA1 e 2 deste domingo

As provas contaram com 44 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Língua Estrangeira e Filosofia

Estudantes fizeram a primeira parte das provas do SSA 1 e 2 neste domingo (5)Estudantes fizeram a primeira parte das provas do SSA 1 e 2 neste domingo (5) - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Com um nível mais elevado em comparação aos anos anteriores, a primeira parte das provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) aconteceu, neste domingo (5), para os estudantes do primeiro e do segundo ano do ensino médio.

As provas contaram com 44 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e Filosofia.

Nível mais alto
De maneira geral, os professores avaliaram as provas do SSA 1 e 2 como difíceis em comparação às edições anteriores, porém, possíveis de serem respondidas.



“Na prova de matemática da 2ª fase do SSA existiam questões fáceis, médias e difíceis, mas a barra foi mais alta e surpreendeu. O estudante que estudou pouco não fez uma boa prova, ele necessitaria saber o conteúdo com total profundidade”, destacou o professor de Matemática do Colégio Motivo, Jonas Henrique.

Na parte de Física, o professor Antonio Lorena, também do Colégio Motivo, identificou uma prova do SSA 1 difícil de ser feita. “Quando a gente julga o nível de dificuldade não é só pelas questões, mas também pelo fato de que ano passado a gente viveu uma pandemia e um modelo de ensino remoto. Nós conseguimos perceber que durante esse período, esse modelo não atendeu 100%”, explicou.

Com cálculos matemáticos muito complexos, o professor Antonio também analisou a prova como “extremamente complicada e difícil” também para a avaliação destinada aos estudantes do segundo ano.

Para o professor de Língua Portuguesa Mário Sérgio, do Motivo, desde 2020 a 1ª fase do seriado buscou aproximar ainda mais as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura. Na visão dele, a prova foi clara, bem executada e dentro das expectativas.

“Exigente de uma competência leitora abrangente e bastante pautada nos eventos literários que permeiam o Brasil entre os séculos XVI e XVIII. É dessa forma que o candidato ao SSA 1 recebe a prova de Língua Portuguesa nesta primeira etapa do exame”, pontuou. Para o professor, ao contrário da 1ª fase, o SSA 2 não teve como foco a literatura e trouxe textos muito bem selecionados. Ele avalia como bonita e sensível a prova deste ano.

O que dizem os estudantes?
Para João Vitor Freitas, 15, que realizou a 1ª fase da avaliação, a prova abordou todos os conteúdos recomendados.

“A prova foi tranquila. A avaliação abordou bem conteúdos de Filosofia, Literatura e Matemática. Tenho dois anos pela frente e acredito que consiga aproveitar uma boa oportunidade do vestibular”, afirmou.

Já para a estudante Letícia Maria Cândido da Silva, 16, que fez a prova do SSA 2, a expectativa é de boas notas. “Eu achei tranquila a parte de Português, Filosofia e Língua estrangeira, mas Física e Matemática estavam bem complicadas. Eu acho que tirei uma nota legal. Eu espero que a segunda parte seja mais tranquila, porém, com Química, acho que vai complicar um pouco”, destacou.

Número de inscrições
Em todo o Estado, 25.907 estudantes do primeiro ano se inscreveram para a prova, com um total de 2.850 (11%) candidatos faltosos. Já no SSA2, 19.687 estudantes do segundo ano estavam inscritos e 1.989 (10,10%) candidatos faltaram.

Segunda etapa do SSA
No próximo domingo (12), os candidatos das duas fases do SSA realizam a segunda etapa do exame e responderão a 46 questões, distribuídas entre as disciplinas de Biologia, Química, História, Geografia e Sociologia. Os estudantes terão quatro horas para responder às provas e só poderão sair das salas após três horas de início dos testes.

No SSA 1, os estudantes farão as provas no período da manhã, das 8h15 às 12h15. Os portões fecham às 8h. Já no SSA2, as provas são das 14h30 às 18h30, com o fechamento dos portões às 14h15. O desempenho individual dos estudantes será divulgado até o dia 8 de abril de 2022.

Veja também

Tombamento de usina é novo capítulo de luta pela memória da ditadura
ditadura

Tombamento de usina é novo capítulo de luta pela memória da ditadura

Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique
moçambique

Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique

Newsletter