Professores da UFPE vão decidir se greve continua nesta sexta-feira (24); entenda o que pode mudar
Sindicato dos professores deverá avaliar em assembleia a última proposta do Governo Federal apresentada à categoria
Em greve desde o dia 22 de abril, os professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vão se reunir nesta sexta-feira (24) para avaliar a última proposta apresentada pelo Governo Federal à categoria e ponderar a retomada das atividades.
A assembleia foi convocada pela diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) e será realizada a partir das 8h30, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no campus Recife, e no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru. Os docentes também podem participar e votar de forma online.
Leia também
• Lula diz que governo deve fazer acordo com professores federais em greve
• Professores recusam proposta de reajuste salarial, e greve na UFPE continua
• Greve na UFPE: professores formam Comando Local de Greve nesta quinta-feira (18)
Entre as reivindicações da classe, estão o reajuste salarial, recomposição do orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e melhores condições de trabalho. Na semana passada, o Governo Federal apresentou contraproposta e colocou o dia 27 de maio como prazo final para assinatura de acordo para encerrar a paralisação.
UFRPE
Na quinta-feira (23), um dia antes da reunião realizada pelos professores da UFPE, a Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe) também deverá se reunir para deliberar a proposta do Governo Federal e analisar o retorno das aulas e atividades no campus da UFRPE.
De acordo com a organização, serão discutidas as temáticas do Fundo de Greve e análises do momento para conjuntura docente, discente e técnico administrativa.
UFAPE
Já na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), a expectativa é de que a convocatória para uma assembleia geral realizada também na quinta-feira (23) seja divulgada até o final desta terça (21).
A reunião também pretente debater a oferta do Governo Federal e a possibilidade de retomada das atividades acadêmicas.