Logo Folha de Pernambuco

Greve

Professores da UFRPE decidem, nesta quinta (23), se greve continua

Calendário acadêmico da Universidade está parcialmente suspenso

Profissionais reunidos em assembleia para deflagrar a greveProfissionais reunidos em assembleia para deflagrar a greve - Foto: Sintufepe UFRPE/Divulgação

Os professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) se reunem a partir das 14h desta quinta-feira (23), para analisar a proposta do governo federal  à categoria e avaliar a continuação da greve dos docentes e técnicos administrativos.

A Assmbleia acontece no Anfiteatro da Cegoe da UFRPE, em Dois Irmãos, Zona Norte do Recife.

Entre as reivindicações da classe, estão o reajuste salarial, recomposição do orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e melhores condições de trabalho.

Na semana passada, o governo federal apresentou contraproposta e colocou o dia 27 de maio como prazo final para assinatura de acordo para encerrar a paralisação.

A última proposta realizada pelo governo previa diferentes níveis de reajuste para a categoria. Os que ganham mais receberiam um aumento de 13,3% até 2026. Os que ganham menos, de 31%, até o fim do governo de Lula. No entanto, nenhuma parte desse reajuste viria em 2024.

Na última segunda (20), professores de universidades e colégios federais em greve recusaram a proposta de reajuste salarial oferecida pelo governo, alegando que a oferta “está muito longe de recompor as perdas salariais sofridas nos últimos anos”, como publicou em nota o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), responsável pelo comando da paralisação. 

Calendário acadêmico suspenso
A UFRPE anunciou, nesta quarta (22), por meio de um comunicado oficial, a suspensão parcial de seu calendário acadêmico. Em nota, a universidade comunicou que a decisão foi realizada por votação unânime dos conselheiros.

Ainda de acordo com a UFRPE, as atividades administrativas essenciais, bem como a execução de outras atividades relativas a programas e projetos acadêmicos continuarão a ser realizadas.

Ficariam mantidas, também, as atividades do calendário acadêmico da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec) e dos Programas de Pós-Graduação. O Restaurante Universitário (RU) da UFRPE também continua funcionando normalmente.

De acordo com a universidade, a definição do novo calendário estará de acordo com o cumprimento das exigências legais e acadêmicas. 

Confira a nota na íntegra

A Universidade Federal Rural de Pernambuco vem a público informar que, durante a 1ª Reunião Extraordinária do Pleno do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFRPE, realizada no dia 21 de maio de 2024, por votação unânime dos(as) Conselheiros(as), foi deliberada a suspensão parcial do Calendário Acadêmico dos cursos presenciais de graduação da UFRPE em decorrência da greve em andamento.

As atividades administrativas essenciais, bem como a execução de outras atividades relativas a programas e projetos acadêmicos continuarão a ser realizadas.

Ficam mantidas também as atividades do calendário acadêmico da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec) e dos Programas de Pós-Graduação.

Os registros de aulas da graduação presencial no SIGAA serão temporariamente suspensos a partir de 22 de maio de 2024. A definição do novo calendário estará de acordo com o cumprimento das exigências legais e acadêmicas.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter