Logo Folha de Pernambuco

Educação

Profissionais de educação de Fernando de Noronha recebem capacitação sobre autismo

Objetivo da capacitação é estimular o desenvolvimento do indivíduo com autismo e demais atrasos

Encontro será feito de forma on-lineEncontro será feito de forma on-line - Foto: Divulgação

Professores da rede estadual de ensino que atuam em Fernando de Noronha participam, nesta e na próxima quinta-feira (19), de uma capacitação sobre o universo do autismo. Os encontros acontecerão às 20h (hora local).

Na oficina, os profissionais receberão treinamentos sobre como lidar com estudantes que precisam de atenção diferenciada. A ilha de Fernando de Noronha tem 18 crianças e jovens com algum tipo de atraso no desenvolvimento.

O encontro é fruto de parceria firmada entre a Secretaria de Educação do Estado e a clínica Somar Special Care, que trabalha na estimulação cognitiva e comportamental de crianças e jovens com autismo e outros atrasos no desenvolvimento. Neste primeiro momento, acontecerá de forma on-line, via Zoom.

Neurocientista e diretor da clínica, Victor Eustáquio destaca que o objetivo da capacitação é estimular o desenvolvimento do indivíduo com autismo e demais atrasos, com foco no ambiente escolar. 

"Por meio de palestras e assistência multidisciplinar, vamos buscar inclusão para quem precisa e melhorar sua qualidade de vida e de seus familiares”.

O diretor explica, também, que é no ambiente escolar onde comumente o indivíduo com o transtorno do espectro autista é identificado.

“No convívio com outras pessoas que não possuem o transtorno, é que os professores observam sinais como isolamento, movimentos estereotipados, interesses restritos, pouca comunicação e interação com o grupo, entre outros sinais”. 
 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter