Profissionais de educação de Fernando de Noronha recebem capacitação sobre autismo
Objetivo da capacitação é estimular o desenvolvimento do indivíduo com autismo e demais atrasos
Professores da rede estadual de ensino que atuam em Fernando de Noronha participam, nesta e na próxima quinta-feira (19), de uma capacitação sobre o universo do autismo. Os encontros acontecerão às 20h (hora local).
Na oficina, os profissionais receberão treinamentos sobre como lidar com estudantes que precisam de atenção diferenciada. A ilha de Fernando de Noronha tem 18 crianças e jovens com algum tipo de atraso no desenvolvimento.
Leia também
• Com venda de unidade de escolas 'premium' globais a grupo britânico, Eleva Educação deixa segmento
• Recife vai ampliar bonificação para trabalhadores em educação
O encontro é fruto de parceria firmada entre a Secretaria de Educação do Estado e a clínica Somar Special Care, que trabalha na estimulação cognitiva e comportamental de crianças e jovens com autismo e outros atrasos no desenvolvimento. Neste primeiro momento, acontecerá de forma on-line, via Zoom.
Neurocientista e diretor da clínica, Victor Eustáquio destaca que o objetivo da capacitação é estimular o desenvolvimento do indivíduo com autismo e demais atrasos, com foco no ambiente escolar.
"Por meio de palestras e assistência multidisciplinar, vamos buscar inclusão para quem precisa e melhorar sua qualidade de vida e de seus familiares”.
O diretor explica, também, que é no ambiente escolar onde comumente o indivíduo com o transtorno do espectro autista é identificado.
“No convívio com outras pessoas que não possuem o transtorno, é que os professores observam sinais como isolamento, movimentos estereotipados, interesses restritos, pouca comunicação e interação com o grupo, entre outros sinais”.