Programa da Unicap acolhe pessoas com sequelas auditivas e vestibulares após a Covid-19
Alguns pacientes relatam surdez súbita e perda de equilíbrio após a doença
Algumas pessoas que enfrentaram a Covid-19, mesmo depois de serem consideradas curadas, apresentam sequelas relacionadas à doença provocada pelo coronavírus Sars-CoV-2.
Em um primeiro momento, a maioria dos relatos do tipo citava perda mais duradoura de olfato e/ou paladar, além de debilidade respiratória e cansaço/fadiga.
Ao longo da pandemia, porém, outras sequelas associadas à Covid-19 passaram a ser observadas por profissionais de saúde, como alterações na audição e no equilíbrio corporal.
Para auxiliar esse grupo especificamente, o Núcleo de Implante Coclear da Unicap (NIC) inaugura, neste mês, serviço de acolhimento aos pacientes pós-Covid-19 que adquiriram sintomas auditivos ou vestibulares através da realização de um Programa de Triagem Auditiva.
"Há relatos de pacientes pós-Covid que estão apresentando episódio de surdez súbita, ou seja, eles ensurdecem de forma repentina, e também alguns apresentam queixa vestibular, que são distúrbios do equilíbrio corporal como vertigem e tontura", explica a coordenadora do NIC e professora do curso de Fonoaudiologia da Unicap, Cristiane Zilbermintz.
Leia também
• Covid-19: Rio recua em reabertura com aumento do número de casos
• Número de pessoas ligadas às Olimpíadas contaminadas pela Covid-19 chega a 387
• 'Várias questões neurológicas', Letícia Colin relata sequelas pela Covid-19
A proposta, a partir do que vem sendo observado, é realizar uma triagem em pacientes adultos, jovens e bebês com queixas auditivas ou vestibulares. Gestantes que tiverem contraído a doença também poderão ser atendidas pelo programa.
"Nós sabemos que essa é uma doença grave, um vírus que ataca vários sistemas do corpo. A ideia de ter um segmento Covid-19 dentro do NIC é porque tem sido observado em serviços públicos e privados de saúde alguns casos de pacientes com surdez pós-coronavírus mesmo que ainda não tenhamos tantas publicações na literatura especializada. Esses pacientes vão poder procurar o nosso serviço para serem avaliados", diz Cristiane Zilbermintz.
A triagem auditiva será realizada a partir do dia 18 de agosto, na Clínica Escola de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
Com preço popular, o espaço funciona às quartas-feiras, das 8h às 11h, no quarto andar do Bloco C da instituição. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2119-4137 ou por meio do perfil do Instagram @nicunicap.
O Núcleo de Implante Coclear da Unicap funciona desde 2019 e atende pacientes que fizeram a cirurgia para implante do dispositivo eletrônico que possibilita o paciente escutar. O projeto funciona de forma integrada, com a participação de estudantes das graduações em Fonoaudiologia, Medicina, Psicologia, Enfermagem e Pedagogia.
*Com informações da assessoria de imprensa da Unicap.