Projeto Bike sem Barreiras é opção de inclusão e lazer neste domingo (23), no Bairro do Recife
Quatro bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência serão disponibilizadas na avenida Marquês de Olinda
O projeto Bike sem Barreiras retoma suas ações, paradas há mais de um ano por causa da pandemia de Covid-19, neste domingo (23). A ação social, totalmente gratuita, será levada ao Bairro do Recife, das 9h às 14h.
Quatro bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência serão disponibilizadas na avenida Marquês de Olinda, próximo ao Marco Zero, das 9h às 14h.
Pessoas com deficiência visual, física, mental ou múltipla terão as bikes para praticar exercícios. Também serão ofertadas mesas e cadeiras para acomodar os acompanhantes e usuários. Uma equipe formada por 10 estudantes da UniNassau vai atuar como monitores, auxiliando as pessoas para utilizar os equipamentos.
Leia também
• Adolescentes com deficiência intelectual: crescer requer adaptação da sociedade
• App desenvolvido na UFPE ajuda na comunicação de crianças autistas
A iniciativa é fruto de parceria entre Gabinete do Centro do Recife, secretarias de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH) e de Turismo e Lazer (SeturL) da Prefeitura do Recife e UniNassau, além de apoio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).
Bikes
O projeto irá disponibilizar três modelos de bicicletas. Uma delas tem dois assentos, para uso de pessoas com deficiência visual. A outra tem pedais adaptados para que a bicicleta seja controlada com os braços.
E o terceiro modelo é o The Duet, que tem bagageiro adaptado na frente, com cinto e conforto, para carregar pessoas tetraplégicas ou com deficiência múltipla.
Cada viagem em qualquer uma das bicicletas adaptadas terá duração de 15 minutos, com tolerância de mais cinco minutos.